quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Os árbitros e seus erros

São Paulo e Palmeiras
Em 1971 o árbitro Armando Marques ( (Armando Nunes Castanheira da Rosa Marques nascido no Rio de Janeiro em 06 de fevereiro de 1930)  anulou um gol legítimo de Leivinha do Palmeiras, pois assinalou que foi com a mão quando as imagens mostraram claramente que foi com a cabeça. Esse erro ajudou o São Paulo a ser campeão paulista daquela temporada.

Atlético Mineiro e Botafogo
Em 1967, o Atlético e o Botafogo, disputaram a Taça Brasil, em duas partidas. A primeira no Rio o Botafogo ganhou de 3 a 1 e a história do futebol conta que Gerson havia esnobado a equipe do Alético, o que acirrou os ânimos. A segunda em Belo Horizonte, o Atlético ganhou de 1 a 0. Dizia o regulamento que a terceira para desempatar seria 48h depois no mesmo local da segunda. Permanecendo o empate teria prorrogação de 30 minutos e havendo empate o regulamento dizia que seria sorteio através de moedinha. Pois bem, o jogo, realizado em 15 de novembro de 1967 terminou 0 a 0 e na prorrogação também, outro empatada, desta feita por 1 x 1. Ronaldo marcou para o Atlético e Gerson empatou para o Botafogo. Aí foi para o sorteio com a moedinha. O capitão do Atlético Décio Teixeira, ainda vivo, combinou com todo o time do Atlético que quando o juiz jogasse a moeda para cima, antes da moeda cair na mão do árbitro, todo o time do Atlético sairia pulando, vibrando, comemorando a classificação. O campo estava cheio de repórteres, jornalistas, locutores. Não deu outra, saiu todo mundo pulando....e até hoje...não se sabe de que lado a moeda caiu, se deu cara ou coroa, embora o Botafogo não confirme essa versão. Mas também não desmente. Com a "vitória", o Atlético enfrentou o Náutico na fase seguinte, sendo eliminado pela equipe Pernambucana.

Santos e Portuguesa
O Campeonato Paulista de 1973 foi a 72.ª edição e teve a Portuguesa e Santos como campeões, devido a um erro de arbitragem do Armando Marques, durante a disputa de pênaltis da partida final. A decisão do campeonato, entre o campeão do primeiro turno (Santos) e o campeão do segundo turno (Portuguesa), terminou empatada por 0 a 0. Com o empate também na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. O árbitro Armando Marques errou na contagem e encerrou as cobranças, quando o placar marcava 2 a 0 para o Santos, embora a Portuguesa ainda tivesse duas cobranças para fazer podendo empatar a série forçar uma nova série, de forma alternada, até se chegar ao vencedor.

Após o apito do árbitro trapalhão e a comemoração santista, os jogadores da Portuguesa desceram para os vestiários e desolados com a derrota, deixaram o estádio. Ao preencher a súmula, 20 minutos após o término da partida, Armando Marques percebeu o erro (há quem afirme de que turrão como é, e ruim de matemática, Armando não percebeu nada, mas sim, foi alertado) e resolveu de que os times deveriam voltar a campo para continuar as cobranças. Mas aí era tarde. Só o time do Santos estava no estádio do Morumbi, comemorando a conquista. A Portuguesa, abatida pela !derrota", já havia ido embora. Posteriormente, com os protestos da Portuguesa, reivindicando o título,  federação, presidida por José Ermírio de Morais, resolveu dar uma saída salomônica para a causa e dividiu o título entre Santos e Portuguesa.

Nenhum comentário: