sábado, 17 de outubro de 2015

Horário de Verão

Horário de verão nasceu na 1ª Guerra Mundial; mudança ocorre neste domingo (18/10)

Uns gostam, outros não suportam; seja qual for a preferência, os brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste não têm escolha: a partir da meia-noite deste domingo (18), terão que adiantar o relógio em uma hora por causa do horário de verão.
Se hoje a mudança de horário remete a ir para o trabalho no escuro ou voltar para casa ainda com sol, ela foi implantada pela primeira vez por uma razão bem menos prosaica: a Primeira Guerra Mundial. Veja abaixo algumas curiosidades sobre o horário de verão no Brasil e no mundo.

11 Estados adiantam o relógio

Os moradores de dez Estados e do Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora a partir da meia-noite. A mudança segue até o dia 21 de fevereiro.
O horário de verão irá entrar em vigor nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.
Curiosidades sobre o horário de verão
Economizando para a guerra
Segundo o escritor David Prerau, autor do livro "Seize the Daylight" ("Aproveite a luz do dia", em tradução livre), o horário de verão foi adotado pela primeira vez na Alemanha, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. O objetivo era economizar o combustível usado na iluminação artificial. Os alemães foram seguidos por países do outro lado das trincheiras, como Reino Unido e Estados Unidos. Hoje, quase todos os países europeus adotam o horário de verão, assim como a maior parte dos EUA, Canadá e México. Irã, Turquia, Israel, Nova Zelândia, Austrália e Namíbia são outros países que adiantam o relógio no verão.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: