sexta-feira, 22 de maio de 2015

Literatura

“A mulher em Juiz de Fora sob o olhar de Pedro Nava”
Escrito pela professora Rosali Maria Nunes Henriques, a obra é construída com base nas observações do médico e literato Pedro Nava (1903-1984), que nasceu em Juiz de Fora sobre a sua avó materna – Maria Luisa Pinto Coelho Jaguaribe (1847-1913). A personagem é significativa para os estudos sobre a trajetória feminina na cidade. A autora recorre à historiografia sobre o período buscando contextualizar os papéis possíveis para as mulheres de então, que tem como objetivo estudar a mulher, especialmente a burguesa, em Juiz de Fora no fim do século XIX e começo do século XX. O estudo de caso de Maria Luísa é também muito interessante, pois através dele pode-se levantar uma série de questões sobre a submissão feminina, tão discutida atualmente nos estudos de gênero.
Maria Luísa aparece como mulher branca, oriunda de grupos sociais com projeção, de hábitos escravocratas e atuando em espaços permitidos socialmente. As observações sobre a avó materna de Nava ocupam a primeira parte do estudo e a autora informa sobre a educação e os hábitos do cotidiano. Destaca como Maria Luisa viveu os condicionantes e fez o que lhe era possível em determinado contexto histórico.
A segunda parte do livro trata das memórias de Pedro Nava e mostra como o registro da trajetória de um indivíduo é o testemunho de um segmento social. Rosali Henriqus, formada em História, tem experiência profissional com narrativas orais de histórias de vida.
Os livros "Baú de ossos - memórias" (1972) e "Balão cativo memórias 2" (1973) foram usados como documentos para a construção de seu texto. Baú de Ossos e Balão cativo são os dois volumes onde Nava, ao reconstituir a trajetória de seus antepassados, criou documentos sobre a Bélle-Époque.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

“A mulher em Juiz de Fora sob o olhar de Pedro Nava”
Construído com base nas memórias do escritor Pedro Nava (1903-1984), sobre sua avó materna, Maria Luísa Pinto Coelho Jaguaribe (1847-1913), de autoria de Rosali Henriques, é uma narrativa sobre o papel feminino na cidade durante a Belle Époque.

Arquitetado a partir de uma abordagem historiográfica, o trabalho abarca o período que vai do fim do século 19 ao começo do século 20. Nele, a autora traça o perfil da avó de Nava com fundamento em suas obras, sobretudo “Baú de Ossos” e “Balão Cativo”. Em seu escopo, o estudo de caso descreve uma conjuntura dos possíveis papéis para as mulheres do mesmo contexto socioeconômico da época. A autora traz a reboque, outra discussão levantada pelo livro, que trata do papel do narrador e sua função para memória social.
Fonte: www.museudeartemurilomendes.com.br