sábado, 14 de fevereiro de 2015

Literatura

“As Titias da Folia – O brilho maduro de escolas de samba de alta idade”
Neste livro, as estrelas são quatro vitoriosas agremiações do carnaval do Rio: Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Unidos de Vila Isabel e Unidos de Viradouro. Os autores são o jornalista Fábio Fabato, os historiadores Luiz Antonio Simas e Vinícius Natal, e os pesquisadores Julio Cesar Farias e Marcelo Camões.

As quatro agremiações são mencionadas como titias pois só atingiram o protagonismo na folia carioca depois de já ostentarem algumas ruguinhas e muitos quilômetros rodados por diferentes passarelas. Ao todo, são oito campeonatos na elite.

O prefácio de “As Titias da Folia” é assinado por Fernando Pamplona, considerado o pai do carnaval contemporâneo, líder de uma geração de carnavalescos, que marcou os desfiles a partir dos anos de 1960. Este foi o último texto do artista, que faleceu em setembro de 2013.

O posfácio é do carnavalesco e figurinista Chico Spinosa, campeão pela Estácio de Sá em 1992.
Na capa, as “titias” são representadas por desenhos inspirados em personagens importantes das escolas, como Dercy Gonçalves (enredo da Viradouro em 1991). Todas as ilustrações do livro são de autoria do professor e artista plástico Leonardo Bora.

Nenhum comentário: