domingo, 31 de agosto de 2008

Série C 2008

Série C - América perde e está eliminado Leandro Mattos - Portal Uai
Time se despede do sonho de jogar a Série B em 2009O Coelho foi derrotado pelo Duque de Caxias-RJ neste domingo, fora de casa, por 2 a 0, e se despediu do sonho de avançar na Série C do Campeonato Brasileiro 2008.
Edivaldo foi o carrasco dos americanos e marcou os dois gols do clube carioca: o primeiro aos sete minutos e o segundo, de pênalti, aos 43, ambos na etapa inicial.
A equipe do técnico Alemão se despede da competição no próximo sábado, quando recebe o Boavista-RJ, no Independência, com a missão de assegurar uma vaga na Série C do ano que vem, quando a competição contará apenas com 20 clubes, após a criação da Série D do Nacional, já divulgada pela CBF.
O América perdeu o que não lhe pertencia. Essa vaga foi conquistada, no campo, pelo Guarani de Divinópolis. Aliado ao fato do time de Divinópolis não ter tradição de disputar competições no segundo semeste, a Federação, através de uma manobra condenável, "doou" a vaga para o América. Cabe ressaltar que o Guarani ao se mostrar desinteressado pela competição, a vaga pertenceria ao Villa Nova, classificado em uma posição atrás no campeonato mineiro. Fato que não se concretizou.

Futebol - Resultados

Sábado Campeonato Mineiro Juvenil Tupi 2 x 1 Atlético-MG Campeonato Mineiro Júnior Tupi 0 x 4 Atlético-MG Domingo Taça Minas Tupi 0 x 0 Araxá Uberaba 1 x Uberlãndia Série A 23ª rodada Grêmio 2 x 1 Vasco Portuguesa 1 x 1 Atlético-MG Atlético-PR 1 x 2 Palmeiras Sport 1 x 0 Internacional Flamengo 2 x 2 Fluminense Cruzeiro 1 x 1 Coritiba São Paulo 0 x 0 Santos Futebol internacional Campeonato Argentino – Apertura 4ª rodada Estudiantes 2 x 0 Arsenal SarandíRiver Plate 0 x 0 San Lorenzo Huracán 0 x 3 Boca Juniors

Uberlãndia-MG

Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados na manhã de sexta-feira, revelam que Uberlândia tinha, em 1º de julho deste ano, 622.441 habitantes. Na manhã de hoje, quando você estiver lendo esta reportagem, a cidade terá, no mínimo, cerca de 2,3 mil novos habitantes, se permanecer ocorrendo a média de 21,9 nascimentos por dia, registrada em 2007.
Uberlândia tornou-se uma das 10 não-capitais mais populosas do País e é a segunda maior de Minas. A cidade ultrapassou Contagem na região metropolitana da capital e tem menos habitantes apenas que Belo Horizonte. Os novos indicadores do IBGE revelam, também, que Uberlândia é o mais populoso dos municípios localizados fora das regiões metropolitanas estendidas de capitais.
A migração tem também um papel relevante no crescimento populacional do município. A cidade ganha por ano cerca de 14 mil novos habitantes, se forem somados aos nascimentos os novos migrantes.
Mas o crescimento, a exemplo do que acontece nas demais cidades do País, já está menos acelerado do que nas décadas anteriores. "Uberlândia começa a perder o ritmo de crescimento", afirmou o professor de economia e pró-reitor de pós-graduação da UFU, Eduardo Guimarães. O ritmo menos acelerado é decorrente de uma mudança demográfica: a redução da taxa de natalidade de 3,9% para a faixa de 2%.
Da década de 1970 até 2000, Uberlândia cresceu em torno de 124 mil pessoas por década, o equivalente a uma cidade do tamanho de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. "A cidade vai levar muito mais tempo para chegar a 800 mil habitantes", disse Eduardo Nunes.
De acordo com o professor, a migração vai continuar crescendo também mais lentamente, pois o fluxo migratório está se tornando mais seletivo.
Brasil tem 189,6 milhões de habitantes O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou sexta-feira, 29/08, a estimativa da população residente nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2008. A pesquisa é divulgada anualmente.
De acordo com as estimativas para 2008, o Brasil tem 189,6 milhões de habitantes. São Paulo é município mais populoso com 10,9 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,1 milhões, e Salvador com 2,9 milhões. Belo Horizonte, que estava em quarto lugar em 2000, caiu para sexto em 2008, e foi ultrapassado pelo Distrito Federal, que chegou a 2008 com 2,5 milhões de habitantes. Fortaleza manteve-se na quinta posição.
A cidade de Borá (SP) é a que tem a menor população do País, estimada em 834 habitantes, 39 a mais do que em 2000. Serra da Saudade (MG), que tem 889 habitantes, é a menor cidade de Minas Gerais e a segunda menor do País. No grupo dos cinco municípios brasileiros com menos de mil habitantes em 2000, apenas Borá e Serra da Saudade permanecem em 2008.
Os desafios para o Município
No censo de 2010, Uberlândia, segunda maior cidade de Minas Gerais, deverá ter aproximadamente 650 mil habitantes. O ritmo de crescimento da cidade, a exemplo de todo o País, está menor em decorrência da redução da taxa de natalidade e da migração. Fonte: Correio de Uberlãndia

Thiago Neves é apresentado pelo Hamburgo

Ex-tricolor recebe rasgados elogios do técnico Martin Jol Agência EFE
O apoiador Thiago Neves foi apresentado pelo Hamburgo, neste domingo. Para o técnico Martin Jol, ele é o jogador certo para vestir a camisa 10 do time. O holandês ainda comparou o ex-jogador do Fluminense ao holandês Rafael van der Vaart, que deixou o clube nesta temporada e se transferiu para o Real Madrid.
- Thiago Neves tem as mesmas qualidades de Rafael van der Vaart. É o jogador certo para jogar com a número 10. Estou muito satisfeito com as novas contratações, que nos tornarão mais fortes - disse o treinador. A chegada de Thiago Neves, que custou aos cofres do time alemão 9 milhões de euros (cerca de R$ 21,5 milhões), encerrou uma ofensiva do Hamburgo no mercado de contratações, cuja pretensão é colocar a equipe na briga pelo título do Campeonato Alemão com o Bayern de Munique.
Thiago Neves também se mostrou feliz com o novo clube, após realizar os exames médicos, e disse que não foi para o futebol alemão por dinheiro, já que o Fluminense tinha feito uma oferta até maior que a do Hamburgo.
- Antes de tudo, era um momento para mim, e estou muito satisfeito, pois foi uma contratação complicada - disse o jogador, que esteve com a Seleção olímpica medalha de bronze nos Jogos de Pequim.

sábado, 30 de agosto de 2008

Futebol - Resultados

Sábado Campeonato Paulista - 2ª divisão 2° fase - rodada Guarujá 2 x 1 Lemense Campinas 2 x 1 Barretos Capivariano 0 x 0 Américo Esporte Ilha Solteira 0 x 4 Guarulhos Copa Paulista 1° fase 8ª rodada América-SP 0 x 4 Penapolense Nacional-SP 1 x 0 São Bernardo Juventus-SP 0 x 2 Bragantino-B Sorocaba 1 x 1 São Bento Comercial 2 x 1 Botafogo-SP XV de Piracicaba 2 x 1 Itapirense União São João 1 x 0 Mogi Mirim São José-SP 2 x 2 Flamengo-SP Série B 22ª rodada Gama 2 x 0 Fortaleza Corinthians 4 x 0 ABC Juventude 2 x 3 Bragantino Ceará 2 x 0 Ponte Preta Paraná Clube 1 x 0 Marília Avaí 3 x 0 Grêmio Barueri Serie A 23ª rodada Botafogo 1 x 1 Náutico Vitória 0 x 0 Ipatinga-MG Goiás 2 x 0 Figueirense Sexta-feira 22ª rodada CRB 1 x 2 Vila Nova-GO São Caetano 0 x 0 Criciúma América-RN 3 x 4 Brasiliense-DF Bahia 1 x 4 Santo André Campeonato Paulista - 2ª Divisão Segunda fase - Sexta rodada Atlético Araçatuba 1 x 2 GE Osasco Copa Paulista de Futebol Primeira fase - Oitava rodada Noroeste "B" 2 x 1 Linense Oeste 2 x 2 Ferroviária Francana 2 x 1 Taquaritinga Campeonato Argentino – Apertura 4ª rodada Tigre 1 x 2 San Martín Lanús 3 x 2 Gimnasia de Jujuy

Morre o ex-jogador do Vasco, Alcir Portela

O Vasco perdeu mais um ex-jogador de grande identificação com o clube. Na noite desta sexta-feira, 29/08, faleceu o ex-meio-campo Alcir Portela, de 64 anos, vítima de câncer na próstata. O enterro será realizado às 15h30 deste sábado no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Alcir Portela teve grande participação atuando como titular na equipe do Vasco que conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 1974, a primeira das quatro conquistas do clube da Colina na competição nacional.
Muito identificado com o clube, Alcir Portela fez história ao ser tornar o terceiro jogador com mais participações pelo time cruzmaltino 508 partidas).
Ao ser aposentar do futebol, Alcir nunca deixou o ser amor pelo Vasco morrer. Prova disso é que trabalhou dentro do clube de São Januário por mais de 20 anos. Além disso, assumiu nove vezes a posição de treinador de forma interina.
Alcir Pinto Portela Prates, que deixa esposa e dois filhos, morre três dias depois do zagueiro Moisés, mas um integrante da histórica conquista do Campeonato Brasileiro de 1974.
Fonte: UOL

Taça Minas 2008

Tudo pronto para assumir a liderança O Tupi está pronto e escalado para confronto de amanhã, contra o Araxá, às 10h30, pela segunda rodada da Taça Minas Gerais 2008. Ontem, no coletivo realizado pela manhã no Estádio Mário Helenio, o técnico Wellington Fajardo colocou em campo Marcelo; Serginho, Reginaldo, Fernando e Mendes; Caetano, Daniel, Lucas e Léo Salino; Allan e Ademilson. A única alteração realizada durante toda a atividade, vencida por 2 a 1 pelo titulares, foi a entrada de Marquinhos Alagoano na vaga de Léo Salino.
A primeira partida do Carijó no Estádio Mário Helenio pela Taça Minas pode dar a liderança ao time local, já que todas as equipes empataram na primeira rodada da competição. O Tupi tem até dois adversários a menos para se preocupar neste fim de semana. A partida entre Villa Nova e América-MG, prevista para acontecer amanhã, em Nova Lima, foi adiada sem data definitiva porque o Coelho tinha um compromisso já previamente marcado pela Série C do Brasileiro. O outro jogo do dia é o clássico do Triângulo Mineiro, entre Uberlândia e Uberaba.
Base
Os times de base do Tupi voltam a campo neste fim de semana. Hoje, às 15h, em Santa Terezinha, o torcedor carijó pode conferir o desempenho do invicto time de juniores diante do Atlético-MG. A duas equipes brigam pela liderança do grupo E do Campeonato Mineiro da categoria. Antes disso, o time juvenil do Carijó também encara o Atlético, às 13h30, jogando pela sobrevivência na competição. Os ingressos para acompanhar a rodada dupla no Salles Oliveira custam R$ 2 nas bilheterias do estádio.
A Rádio Mineira transmite Tupi e Araxá, em parceria com a Rádio Cidade de Araxá, com a equipe de Jorge Estáquio.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

29 de Agosto, dia de combate ao tabagismo

Lédio Carmona* O câncer de pulmão, uma das maiores pragas do planeta, fruto de outra desgraça, o cigarro, matou mais um. Agora, um símbolo da minha infância. Moisés, o Xerife, aquele que dizia que zagueiro que se prezasse não deveria ganhar o Troféu Belfort Duarte, morreu na última terça-feira, 26/08, aos 59 anos. Grande figura, bom zagueiro. Duríssimo, porém querido até entre os atacantes. Lembro de Moisés, campeão brasileiro pelo Vasco, em 1974. Lembro de Moisés, improvisado na lateral-esquerda, e fazendo, sem querer, um gol decisivo numa final do terceiro turno contra o Flamengo, em 1975. Lembro de Moisés, campeão paulista pelo Corinthians, em 1977, dando fim ao jejum de 23 anos da Fiel. Lembro de Moisés, reserva de Rondinelli, no Flamengo, campeão estadual, de 1979. Lembro de Moisés, em fim de carreira, em 1979, no Fluminense. Lembro de Moisés, fechando o ciclo no Bangu, de Castor de Andrade, a partir de 1980. E lembro de, já como jornalista, acompanhar Moisés como treinador do Bangu, na segunda metade dos anos 80 - era o técnico na final contra o Coritiba, em 1985. Moisés era um personagem. Daqueles que temos pouco hoje em dia. Piadista, bem humorado, bom jogador, bom treinador, mas sem paciência para sobreviver com o lobby do dia-a-dia. O xerife deixará saudade. Maldita praga. *Lédio Carmona é Jornalista
Em Tempo: Como zagueiro, Moisés foi o primeiro jogador brasileiro a vestir a camisa do Paris Saint-Germain, antes mesmo do Abel (Abel Braga, atual técnico de futebol). Moisés deixou a viúva Eliete e três filhos, Moisés Filho, Vanessa, que é dentista, e Iaponã.
Ficha: Nome: Moisés Matias de Andrade
Clubes em que atuou: Bonsucesso, Botafogo, Vasco da Gama, Flamengo, Corinthians e Paris-Saint Germain. Também defendeu a seleção brasileira.
Curiosidade: Defendeu o Corinthians entre 76 e 78 e ajudou o clube do Parque São Jorge a superar a interminável fila de 23 anos sem título no Campeonato Paulista. No Timão, disputou 122 jogos e marcou apenas um gol contra.

Contabilidade

Atividade contábil só pode ser exercida por profissional habilitado e registrado
As atividades contábeis devem ser exercidas por profissionais habilitados diplomados, não sendo justificado o exercício da atividade por auxiliar de escritório. Com esse entendimento, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, rejeitou o recurso interposto por Spaipa S/A Indústria Brasileira de Bebidas contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
A Spaipa S/A foi multada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná por manter funcionários sem a devida habilitação funcional exercendo atividade profissional privativa de contador. A empresa recorreu à Justiça, alegando que a direção e a supervisão técnica do setor de escrituração contábil era feita exclusivamente por contadores devidamente registrados no Conselho e que o desempenho de atividades cotidianas por auxiliares do setor não caracteriza exercício irregular da profissão.
Segundo o relator do recurso, ministro Mauro Campbell Marques, a questão central da controvérsia é determinar a abrangência do conceito da expressão "encarregados da parte técnica", disposta no Decreto-Lei 9.295/46. Os argumentos da defesa consistem em tratar como sinônimas as expressões "encarregados técnicos" e "coordenadores, diretores, gerentes ou supervisores técnicos" e em limitar as atividades privativas de contador à confecção da escrituração contábil da empresa. "Mas não é assim. à luz da legislação que regulamenta a profissão em comento, todo e qualquer funcionário que exerça atividades relacionadas à organização e à execução de serviços de contabilidade é um encarregado técnico", destacou o ministro.
Para Mauro Campbell, a simples existência de contadores habilitados e registrados atuando na coordenação do setor de contabilidade de uma empresa não afasta a possibilidade de que, no dia-a-dia, outros funcionários exerçam irregularmente atividades privativas de contador. Até porque, enfatizou o ministro, o artigo 15 do referido Decreto não limitou a obrigatoriedade da presença de profissional habilitado e registrado no Conselho apenas para o exercício de atividades que envolvessem unicamente a direção técnica do setor de contabilidade ou a escrituração contábil de empresas. "Não o fez nem poderia fazê-lo. Afinal, essa redução no campo de incidência da citada regra importaria em contradição ao que dispõe o artigo 12 do mesmo diploma normativo", concluiu o relator.

Fórmula 1

Morre piloto Norte-Americano
Califórnia (EUA) - Phil Hill, primeiro piloto norte-americano campeão da Fórmula 1, morreu na noite da última quinta-feira, 28/08, na Califórnia, nos Estados Unidos, em decorrência de complicações do Mal de Parkinson, doença que o debilitou nos últimos anos. O ex-piloto, vencedor da temporada de 1961 com uma Ferrari, estava com 81 anos de idade.
Hill, que se aposentou das pistas em 1966, se tornou o primeiro campeão norte-americano da Fórmula 1. Anos mais tarde, Mario Andretti, nascido na Itália mas cidadão dos Estados Unidos, também ganhou uma temporada da categoria.
Philip Toll Hill Júnior nasceu em Miami, Flórida no dia 20 de abril de 1927. Phil se casou com Alma em 1971 e teve duas filhas e um filho, Derek, que tentou seguir a carreira de piloto. Fonte: http://www.philhill.com/

Futebol - resultados

Campeonato Maranhense Primeiro turno
Jogo de volta
Moto Club* 1 x 2 Sampaio Corrêa
*Campeão do Primeiro turno
Copa Sul-Americana Primeira fase
Jogos de volta
Grêmio 2 x 2 Internacional
Jogos de ida
Universidad Católica 4 x 0 Olimpia-PAR

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Repórter Esso

Repórter Esso, 67 anos (28/08/1941)
Um marco no Radiojornalismo
Durante muito tempo, o jornalismo de Rádio se resumiu à leitura ao microfone de notícias recortadas de jornais. Tesoura, papel e cola eram os três recursos usados pelos radialistas de então. Os locutores apenas liam, ao microfone, informações que já haviam sido publicadas nos jornais impressos.
Isso mudou há exatos 67 anos, no dia 28 de agosto de 1941, quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado das forças aliadas e a Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, colocou no ar a primeira edição do Repórter Esso, que já funcionava, de forma experimental, na Rádio Farroupilha de Porto Alegre.
O noticioso era patrocinado pela empresa Esso Brasileira de Petróleo e já existia em cidades como Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Havana (Cuba) - fruto da "Política de Boa Vizinhança" dos Estados Unidos com os países da América Latina, seus aliados na guerra.
O programa era produzido no escritório de uma agência estrangeira de Publicidade e Propaganda, sediada no Rio de Janeiro, a partir de informações distribuídas pela agência internacional de notícias UPI (United Press International).
Até maio de 1945, quando a guerra acabou, as notícias transmitidas pelo Repórter Esso eram principalmente informes sobre o desenrolar da guerra. Os dois slogans principais do programa eram: "o primeiro a dar as últimas" e "testemunha ocular da História".
A maior contribuição do Repórter Esso foi introduzir o noticiário adaptado para a linguagem radiofônica. Pela primeira vez, um jornal falado tinha horários certos para entrar no ar: às 12h55, 18h00, 19h55 e 22h55 - sem contar as edições extras, que dependiam de informações urgentes do front direto da Europa.
O Repórter Esso também lançou no Brasil o primeiro guia impresso para orientar radialistas na preparação do noticiário. O Manual de Produção destacava três regras básicas cumpridas com rigor pelo programa:
- O Repórter Esso é um programa informativo;
- O Repórter Esso não comenta notícias;
- O Repórter Esso sempre fornece as fontes da notícia.
Boa parte da grande credibilidade do Repórter Esso junto aos ouvintes na época da guerra foi resultado da locução de Heron Domingues, escolhido entre centenas de candidatos para dar voz ao Repórter Esso.
Milhares de ouvintes se acostumaram e aprenderam a confiar no estilo de locução de Heron, que passou a ser imitado em todo o País.
Passaram também pelo Repórter Esso, nos tempos áureos, os locutores Gontijo Teodoro e Luís Jatobá.
O programa Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968 com Heron Domingues narrando a abertura, e Roberto Figueiredo despedindo-se dos ouvintes bastante emocionado. Na televisão, o Repórter Esso ainda permaneceu no ar até o final de 1970.

Rádio América de São Paulo


História
A Rádio América foi a quarta emissora instalada na cidade de São Paulo, na rua Cerro Corá – Vila Romana. Em 1937, foi transferida para Av. São João – Região Central da Capital paulista.
No final dos anos 50, a emissora passou pelas mãos de Adhemar de Barros Filho, e posteriormente de João Jorge Saad (fundador do grupo Bandeirantes). Nesta época, a Rádio contou com nomes como Ari Barroso, Adoniram Barbosa, Cacilda Becker, Pedro Luís, Edson Leite, Salomão Espér e o então Rádio escuta José Paulo de Andrade.
A Rádio funcionava nesta época em dois estúdios distintos: um na Rua da Consolação, e o outro na Rua Radiantes, no bairro do Morumbi.
Em 1967, a administração da Emissora foi assumida pelos Padres e Irmãos Paulinos, e a sede mudou-se para um prédio próprio, na Rua Dr. Pinto Ferraz, na Vila Mariana, onde continua até os dias de hoje.
Nos anos 70, a maior audiência da emissora era o programa “Roberto Carlos Especial”, onde toda a discografia do Rei Roberto desfilava de acordo com os pedidos dos ouvintes.
Também nos anos 70 foi criada a vinheta que dura até os dias de atuais: “América, trrriimm” (e a hora certa).
No início da década de 80, novos transmissores foram instalados nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares, impulsionando a potência de transmissão para 50.000 watts. Nesta época a Rádio tinha nomes como: Wagner Montes, César Filho, Carlos Nascimento, Sônia Abrão, Ney Gonçalves Dias, Augusto Liberato (o Gugu), e Raul Gil.
A partir da década de 90, a Rádio América atingiu sucessivos recordes de audiência (em 1993, completou um ano em segundo lugar entre as emissoras da grande São Paulo), chegando até a receber, da gravadora Warner-Continental, um disco de ouro em homenagem à grande divulgação da música brasileira.
Nesta época memorável desfilaram nomes como: Altieris Barbiero, Lílian Loy, Sandra Groth, Ronny Magrini, José Daloya, Samuel Gonçalves, Kaká Siqueira, Gleides Xavier, Eli Corrêa, Cíntia, Nelson Rubens, Paulo Barboza, Paulinho Boa Pessoa, Roberto Losan, Leão Lobo, entre muitos outros, sem contar que foi na Rádio América que o Padre Marcelo Rossi começou a ficar conhecido em todo o Brasil, na programação religiosa da emissora.
Hoje, através da Rede Canção Nova de Rádio, a emissora voltou a contar com diversas afiliadas em todo o Brasil. Parte de sua programação é gerada da cidade de Cachoeira Paulista, no interior do Estado de São Paulo, onde está localizada a Sede da Canção Nova, comandada pelo Padre Jonas Abib.
Entre as maiores audiências da programação, destaque para as pregações gravadas pelo Padre Léo Pereira, falecido a quase 1 ano e meio. Nelas, fica explicita a vertente Carismática da emissora Católica.
Totalmente voltada a sua missão de evangelização, a Rádio América adotou há dois anos o slogan “Rádio América, uma Canção Nova em sua vida”.
Neste dia 28 de agosto é comemorado o novo aniversário da Rádio América de São Paulo (AM 1.410 kHz). Novo aniversário porque sua data de inauguração foi em 4 de novembro de 1931, pela Organização Byington. Porém, desde 28 de agosto de 2006, a América faz parte da Rede Canção Nova de Rádio.
CONSIDERAÇÕES:
Como defensor intransigente da Radiodifusão e com o lema "o rádio feito por quem é do meio", fico na dúvida de que se de fato hoje se comemora "a nova fase da Rádio América", ou se lamenta mais um ano de sua morte.

Futebol Mineiro - Arbitragem

Taça Minas
Tupi X Araxá
Domingo - 31/08
Mário Helenio - 10h30
A: Emérson de Almeida Ferreira
A1: Ângela Paula Cruz Régis Ribeiro (FIFA)
A2: Cinthia Mara da Silva
4°A: Francisco Ubirajara Neves Oliveira (L.F.J.F)
Uberaba X Uberândia
Domingo - 31/08
Uberabão - 15h30
A: Átila Carneiro Magalhães
A1: Jair Albano Félix
A2: Wenderson Mozzer
Série C
Duque de Caxias/RJ X América/MG
Domingo - 31/08
Romário de Souza Faria - 15h
A: Célio Amorim/SCA
1: Eberval Lodetti/SC
A2: Angelo Rudimar Bechi/SC
Noroeste/SP X Ituiutaba/MG
Domingo - 31/08
Alfredo de Castilho - 16h
A: Marcos Mateus Pereira/MS
A1: Alecio Aparecido Lezo/MS
A2: Paulo César Pereira de Freitas/MS
Série B
São Caetano/SP X Criciúma/SC
Sexta - 29/08
Anacleto Campanela - 20h30
A: Luiz Carlos da Silva/MG
A1: Helberth Costa Andrade/MG
A2: Celso Luiz da Silva/MG
Avaí/SC X Barueri/SP
Sábado - 30/08
Ressacada - 20h30
A: André Luis Martins Dias Lopes/MG
A1: Marcus Vinícius Gomes/MG
A2: Aparecido Donizetti Santana/PR
Bragantino/SP X Paraná/PR
Terça - 02/09
Marcelo Stefani - 20h30
A: Francisco de Assis Almeida Filho/CE
A1: Flamarion Socrates da Silva/MG
A2: Cristhian Passos Sorence/GO
Série A
Vitória/BA x Ipatinga/MG
Sábado - 30/08
Barradão - 18h20
A:Pericles Bassols Pegado Cortez/RJ
A1:Ediney Guerreiro Mascarenhas/RJ
A2:Marcelo Fonseca Duarte/RJ
4ºA:Cosme Iran Sabino Araújo/BA
Cruzeiro/MG x Coritiba/PR
Domingo - 31/08
Mineirão - 18h10
A:Sávio Spinola Fagundes Filho/SP
A1:Hilton Moutinho Rodrigues/RJ
A2:Dibert Pedrosa Moisés/RJ
4ºA:Elmivan Alves Andrade/MG
Portuguesa/SP x Atlético/MG
Domingo - 31/08
Canindé - 18h10
A:Emerson Luiz Sobral/PE
A1:Jossemmar José Diniz Moutinho/PE
A2:Luciano José Coelho Cruz/PE
4ºA:Elcio Pachoal Borborema/SP
Atlético/MG x São Paulo/SP
Quarta - 03/09
Mineirão - 22hs
A:Nielson Nogueira Dias/PE
A1:Jossemmar José Diniz Moutinho/PE
A2:Luciano José Coelho Cruz/PE
4ºA:André Luis Martins Dias Lopes/MG
Vasco/RJ x Cruzeiro/MG
Quinta - 04/09
São Januário - 20h30
A:Rodrigo Martins Cintra/SP
A1:Márcio Luiz Augusto/SP
A2:Marcelo Carvalho Van Gasse/SP
4ºA:Leonardo Garcia Cavaleiro/RJ
Náutico/PE x Ipatinga/MG
Sábado - 06/09
Aflitos - 18h20
A:Elmo Alves Resende Cunha/GO
A1:Flávio Gilberto Kanitz/GO
A2:Marco Antônio de Mello Moreira/GO
4ºA:Patrício Antônio de Souza/PE
Adiamento do clássico Antigamente, se dizia que no futebol não há verdade que dure 24 horas. Com as novas tecnologias descobertas pela humanidade, essas verdades se tornaram ainda mais voláteis. Na reunião do Conselho Técnico que definiu as normas de disputa da Taça Minas Gerais, o América Futebol Clube foi argüido sobre sua participação simultânea também no Campeonato Brasileiro da Série C. De modo peremptório, o presidente do Coelho, Antônio Manuel dos Santos Baltazar, asseverou que isso não representaria nenhum tipo de problema, pois seu clube dispõe de um elenco que possibilita a formação de dois times. Já naquela época, era notório que em algum momento haveria a coincidência de datas entre os jogos da Taça Minas Gerais e os da Série C. Esse remanejamento que a CBF promoveu agora na tabela da competição nacional serve somente como desculpa. O América entrou na Taça Minas Gerais com a promessa, repetida reiteradas vezes no Conselho Técnico, que não iria propor alterações na tabela da competição em função de sua participação também na Série C. Ora, foi só a bola ameaçar começar a rolar pelos gramados mineiros, eis que o Coelho, lépido e faceiro, muda radicalmente de postura e esquece do que foi dito anteriormente. Primeiro, o América tentou antecipar a partida de estréia contra o Uberaba de terça-feira para domingo. E agora recorre ao tapetão para não ter de ir a Nova Lima no domingo enfrentar o Villa alegando coincidência de data com uma partida da Série C. De fato, as palavras no futebol são fugidias e com o avanço tecnológico se desmancham no ar feito brumas em menos de 24 minutos... O Ituiutaba foi mais coerente e preferiu não disputar a Taça Minas Gerais para priorizar a Série C. A boa campanha do Boa no Brasileiro, perdoem o trocadilho infame, não é por acaso. Aliás, por falar em Série C, o América conseguiu entrar na competição graças ao fabuloso terceiro lugar obtido na Taça Minas Gerais do ano passado. Ninguém até agora entendeu muito bem a questão, já que o bom senso determinava que caberia ao 5º colocado no Campeonato Mineiro deste ano, no caso o Guarani, ser o terceiro representante mineiro na competição. Vida que segue, e vamos torcer para que o único tapete a ser cortejado em Minas seja aquele que reveste os nossos gramados. Por fim, recordar é viver, em 2006 aconteceu uma situação idêntica e ninguém no América morreu de inanição por disputar um jogo da Taça Minas Gerais às 18h e outro pela Série C às 20h30, no Estádio Independência. Na primeira partida, adivinhem quem era o adversário do América? O Villa. E na segunda, era o Barueri. O Coelho empatou com o Leão por 1x1 e goleou o Barueri por 4x1. Velhos tempos aqueles... FICHA TÉCNICA DO PRIMEIRO JOGODA RODADA DUPLA NO HORTO 6ª Rodada da Taça Minas Gerais – 27/9/2006 – quarta-feira – 18h América 1x1 Villa Nova Gols – Ednei (2’ do 2º) (A) – Jil (10’ do 2º) (V)Público – 1.998 Renda – R$14.725,00 (US$7.000)Local – Estádio Independência (Belo Horizonte-MG) Árbitro – Sérgio Luiz Avelino (MG), Assistente 1 – Helberth Costa Andrade (MG), Assistente 2 – Alexandre Santos Conceição (MG) e 4º Árbitro – Ildon Seixas Muniz (MG) Cartão Amarelo – Ricardo, Popita, Ewerton Maradona, Felipe (A) – Carciano, Eddiê, André, Braitner, Davidson, Bruno Bicalho (V). Cartão Vermelho – Ricardo (9’ do 2º) (A) América – Cleyton; Ednei, Carlão, Matheus e Gustavo (Ivonaldo) (33’ do 2º); Moisés, Ricardo, Jairo e Popita (Yan) (25’ do 2º); Ewerton Maradona e Maranhão (China) (18’ do 2º)Técnico – Édson Ratinho SUPLENTES DO AMÉRICA Daniel, Kelson, Ivonaldo, China, André, Roni e Yan Villa Nova– Glaysson; Mateus, Eddiê, Carciano e Marcel; André, Davidson (Bruno Bicalho) (5’ do 2º), Braitner e Márcio Guerreiro (Walax) (5’ do 2º); Jil e Eraldo (Márcio Diogo) (34’ do 2º)Técnico – Francisco Carlos Ferreira da Silva – Pirulito SUPLENTES DO VILLA NOVA Marcelo Bezerra (goleiro), Helberth (zagueiro), Bruno Bicalho (meia defensivo), Geison (lateral-direito), Márcio Diogo (atacante), Walax (meia ofensivo) e Paulo César (meia ofensivo). OBS. – Essa partida foi a preliminar de América 4x1 Barueri-SP, válida pela Série C.

Tapetão

Taça Minas Gerais 2008 Mandado de garantia ao América Futebol Clube Ofício n.° 121/08 - TJD Belo Horizonte, 27 de agosto de 2008. Ref.: Processo n° 286/08 - Mandado de garantia. Impetrante: América Futebol Clube. Autoridade Coatora: Presidente da Federação Mineira de Futebol Por Ordem do Sr. Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva/MG, Dr. Moacyr Macedo de Castro Filho, Conforme despacho de fls. "57 e 58" do referido processo, deferiu a liminar, suspendendo a partida entre Villa Nova Atlético Clube X América Futebol Clube, marcada para o dia 31/08/2008, às 10:30hs, pela Taça Minas Gerais/2008; e determinando também que nova data seja agendada, sem prejuízo para o impetrante e em data não colidente com a competição nacional. Sem mais, renovo a V.sa. nossos protestos de estima e consideração. Cláudio Henrique A. Ferreira Secretário TJD Fonte: www.fmfnet.com.br

Villa Nova

Wagner Augusto* Mais um reforço chegou ao centenário Leão do Bonfim para a disputa da Taça Minas Gerais. Na tarde desta quinta-feira, o presidente João Bosco Pessoa confirmou a contratação do lateral-esquerdo Luiz Cláudio, que disputou o Campeonato Mineiro deste ano pelo próprio Villa Nova. Com 30 anos, o jogador atuou por muito tempo no Democrata-SL e em 2006 foi contratado pelo Atlético Mineiro. Antes de chegar ao Castor Cifuentes, em janeiro de 2008, Luiz Cláudio havia disputado a Série C pelo Crac-GO. O atleta já treinou normalmente com os novos companheiros em Nova Lima e agora o diretor de registros, Wellis Vaccari, dará entrada na Federação Mineira de Futebol com a respectiva documentação. Mineiro de Sete Lagoas, Luiz Cláudio seguramente já estará à disposição do técnico Pirulito para o próximo jogo do Leão, no dia 7 de setembro, contra o Uberaba, no Alçapão do Bonfim. *Wagner Augusto é Jornalista

Taça Minas 2008

Ainda está indefinido o time do Tupi que entrará como titular na partida de domingo, contra o Araxá, em Juiz de Fora, pela segunda rodada da Taça Minas Gerais. Ontem pela manhã, na única atividade do dia, o técnico Wellington Fajardo não deu pistas de quem começará jogando ao dividir o grupo em três equipes e realizar um trabalho tático.
Independentemente da escalação, o treinador já avisou que o Carijó vai em busca dos 3 pontos em sua estréia no Estádio Mário Helenio. "Jogando em casa, temos que ter esse compromisso maior com a vitória. Teremos que ser mais agressivos e pressionar os adversários. Trabalho o desempenho da minha equipe tentando buscar pelo menos 1 ponto fora e sempre os 3 em nossos domínios. Já estreamos com um empate no mando do adversário, agora, precisamos completar vencendo domingo", deseja Fajardo.
Os jogadores sabem da importância do resultado positivo em casa na segunda partida da Taça Minas, ainda mais necessário, já que todos os confrontos da rodada inicial terminaram empatados. "Temos que vencer para pular na frente. Saímos da Série C do Brasileiro porque não vencemos nossos jogos em casa. Sabemos que estamos devendo uma atuação convincente aqui e precisamos disso. O Wellington mudou nosso jeito de jogar, e o time respondeu. Agora, é confirmar a evolução e bater o Araxá", disse o volante Caetano.
A Rádio Mineira transmite Tupi e Araxá, em parceria com a Rádio Cidade de Araxá, com a equipe de Jorge Estáquio.

Recreio-MG

Justiça suspende concurso público da Prefeitura de Recreio

O juiz da Primeira Vara Cível de Leopoldina, Clóvis Cavalcante Piragibe Magalhães, suspendeu o concurso público da Prefeitura de Recreio, a 136km de Juiz de Fora. Há suspeita de fraude de parentes do prefeito e do vice podem ter sido beneficiados.

As provas, que aconteceram no dia 9 de dezembro de 2007, teve 484 candidatos disputando 102 vagas. Alguns deles entraram com recursos quando ficaram sabendo que a irmã do prefeito passou em 3ºlugar para o cargo de técnico de serviços escolares, e que a cunhada, a esposa e a irmã do vice-prefeito foram primeiras colocadas nos cargos que disputaram. As suspeitas de irregularidades levaram a procuradoria do município a decidir pela não homologação do concurso. O decreto com a decisão deve ser publicado até o fim desta semana. A prefeitura agora estuda uma forma de resolver o problema e a realização de uma nova prova ainda este ano não está descartada. O Ministério Público(MP) moveu uma ação contra o município e Empresa de Consultoria em Administração Pública S /C (Ecap), que realizou o concurso, e que é acusada de violar o edital ao fazer sub-contratações parciais, sem pedir autorização prévia a Prefeitura. Além disso, um inquérito policial foi instaurado para investigar as aprovações dos parentes. A esposa do vice-presidente da Câmara, e cunhada do vice-prefeito, disse que a primeira colocação é resultado do próprio mérito. A página da Ecap na internet informa o endereço da empresa na Rua professor José Lins, bairro Mina de Ouro, em Leopoldina. No local, o letreiro era de outra empresa. O portão estava trancado e uma das portas do lado de dentro aberta. Ninguém atendeu ao chamado. A mulher e a irmã do vice-prefeito, e a irmã do prefeito não foram encontradas para falar sobre o assunto. O prefeito Fernando Coimbra não estava na cidade. Fonte: Mega Minas

Futebol - Resultados

Copa Sul-Americana Primeira fase
Atlético-MG 2 x 5 Botafogo
São Paulo 0 x 0 Atlético-PR (Atlético-PR 4x3 nos pênaltis)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Tupi e Araxá

Após o empate fora de casa por 0 a 0 com o Uberlândia na estréia da Taça Minas 2008, o TUPI volta a campo neste domingo, 10h30, para seu primeiro jogo em Juiz de Fora. O técnico Wellington Fajardo, satisfeito com o resultado obtiido fora de casa, vai ter força máxima na segunda rodada da competição. A partida será no Estádio Radialista Mário Helênio contra o Araxá, campeão da segundona 2007. Os ingressos custam R$ 10,00. A meia-entrada, R$ 5,00 para menores de 12 anos, maiores de 60 anos e estudantes. Os último confrontos entre Tupi e Araxá aconteceram em 1999, pelo Módulo 2, e o Galo venceu os jogos por 3 a 1, jogando no estádio Fausto Alvim, em Araxá, e por 1 a 0, no dia 19/06, no estádio Salles Oliveira, em Santa Terezinha, com gol do atacante Felipe, quando o Araxá, com quatro expulsões, terminou o jogo com sete atletas em campo. A Rádio Mineira transmite Tupi e Araxá, em parceria com a Rádio Cidade de Araxá, com a narração de Jorge Estáquio.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Futebol - Resultados

Taça Minas
01ª rodada
América 1 x 1 Uberaba
O América começou mal sua participação na Taça Minas Gerais. Jogando nesta terça-feira, 26/08, no estádio Independência, o Coelho apenas empatou em 1 a 1 com o Uberaba. O Zebu saiu na frente no primeiro tempo com um gol do zagueiro zagueiro Rogério, mas na etapa complementar o Coelho conseguiu a igualdade no marcador com o atacante Fabiano.
No fim da partida, alguns torcedores do América pediram a saída do técnico Alemão que não faz uma boa campanha dirigindo o time mineiro.
Série B
21ª rodada
Corinthians 5 x 0 Gama
São Caetano 2 x 4 CRB
Ceará 1 x 2 Vila Nova-GO
Paraná Clube 3 x 1 Fortaleza
Criciúma 0 x 1 Juventude
Bahia 3 x 0 América-RN
ABC 1 x 1 Avaí
Brasiliense-DF 1 x 1 Santo André
Grêmio Barueri 1 x 0 Marília
Bragantino 2 x 0 Ponte Preta
Copa Sul-Americana Primeira fase
Jogos de volta
Libertad 3 x 3 Defensor Sporting
Jogos de ida
San Luis-MEX 3 x 1 Deportivo Quito

Emissoras de Ratinho fazem demissão coletiva

Emissoras de TV da Rede Massa, do Apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, no Paraná demitiram 14 jornalistas nos últimos dias. Segundo o diretor de jornalismo, Carlos Delgado, as TVs passam por uma "reestruturação interna". A Rede Massa tem quatro emissoras no Estado: TV Iguaçu (Curitiba), TV Naipi (Foz do Iguaçu), TV Cidade (Londrina) e TV Tibagi (Maringá).
Os cortes mais acentuados aconteceram na TV Iguaçu, com oito profissionais.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) denuncia que a TV Iguaçu não poderia demitir mais que cinco jornalistas, já que fere a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Como a emissora tem 50 profissionais, poderia demitir apenas cinco de uma só vez, de preferência entre os que quisessem ir, entre os solteiros e de menos tempo de casa.
"O Sindijor repudia veementemente a ação da empresa, que demite trabalhadores para solucionar problemas surgidos com a má administração e gerenciamento de recursos", diz em nota ao Comunique-se.
Airton Salles, repórter da TV Iguaçu, foi um dos demitidos. Ele relata falta de investimento profissional e em equipamentos. "Está caótica a situação na redação", afirmou Salles.
Uma jornalista em licença-maternidade foi demitida também. "Me demitiram antes do prazo da licença-maternidade, que se encerra em 08/09", diz a repórter Márcia Paranhos. "Vou ver se entro com uma ação depois que assinar a rescisão."

O Jornalista e o diploma

Em defesa do jornalismo ético e de qualidade

Jayme Asfora*

A Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 5º - Inciso XIII, determina que "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer" . Não é possível negar que ética, informação de qualidade e com responsabilidade e preparação técnica são algumas dessas qualificações que devem ser consideradas essenciais para o exercício do jornalismo. Para tanto, a formação acadêmica é fundamental nesse processo. A retomada da discussão em torno da exigência do diploma para o exercício do jornalismo não é uma pauta somente daqueles que fazem a imprensa brasileira, mas também de toda a sociedade e daqueles que têm o papel de defender a Constituição e o Estado democrático de direito como é o caso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Apoiar a manutenção dessa exigência é apoiar que tenhamos uma imprensa qualificada teoricamente e tecnicamente e, sobretudo, agindo dentro dos ditames da ética e do respeito - essenciais quando se trata da exposição pública de pessoas, empresas e instituições. O Decreto-lei nº 972/69 - que regulamentou a profissão de jornalista e exige a obrigatoriedade do diploma superior específico - foi plenamente recepcionada pela Carta de 1988. Portanto, não cabe questionamento quanto a sua constitucionalidade democrática. Esse questionamento à regulamentação dos jornalistas é que é questionável.

O ataque à formação profissional do jornalista muito se assemelha aos ataques impetrados, no caso da advocacia, ao Exame de Ordem - barreira fundamental contra a mercantilizaçã o dos cursos de Direito em todo o País. No ano que se comemora os 20 anos da Constituição Federal, jornalistas e advogados - que, no passado, também estiveram unidos na trincheira contra a privação das liberdades individuais - estão juntos novamente contra a banalização das profissões e na luta em favor de um dos princípios fundamentais da cidadania: o acesso à informação livre e de qualidade. A comunicação brasileira, nos últimos anos, deixou de lado os profissionais que, muitas vezes colocaram seus ganhos pessoais acima dos interesses de toda a sociedade.

A regulamentação da profissão e a necessidade de formação superior foram alguns dos principais responsáveis por essa mudança. Estamos juntos com a Federação Nacional dos Jornalistas e, em especial, com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco na defesa intransigente da exigência do diploma para o exercício dessa profissão tão fundamental para o exercício dessas liberdades. *Jayme Asfora é presidente da OAB-PE

Campeonato Mineiro 2009 - Módulo I

Times discutem mudança na forma de disputa do Campeonato Mineiro de 2009
O presidente da FMF, Paulo Schettino, recebeu hoje, dia 26 de agosto de 2008, a presença dos presidentes dos clubes: Tupi (Juiz de Fora), Guarani (Divinópolis), Villa Nova (Nova Lima), América (Belo Horizonte), Social (Cel Fabriciano), Democrata (Gov. Valadares), Uberaba e Uberlândia. A reunião, solicitada pelos clubes, teve como objetivo discutir o futuro organizacional do Campeonato Mineiro 2009 – Módulo I.
Os clubes querem modificar a forma de disputa da competição. Os mesmos sugeriram ao presidente da FMF um aumento de 23 para 26 datas disponibilizadas pela CBF para a realização do campeonato, pois assim poderiam fazer turno e returno na 1ª fase e semifinal e final em jogos de ida e volta no modelo mata-mata.
A segunda proposta seria a utilização das 23 datas da CBF, sendo a 1ª fase com duas chaves de seis times disputando em turno único com jogos dentro da própria chave. Na 2ª fase os jogos de turno e returno, uma chave contra a outra. Na 3ª fase (quartas de final, semifinal e final) em jogos de ida e volta.
A proposta será exposta no dia do arbitral com a presença de todos os representantes dos times participantes do Campeonato Mineiro 2009 – Módulo I.

Privatização

BR-040 entre JF e BH
Alvo de reclamações freqüentes, o trecho da BR-040 que vai de Juiz de Fora a Belo Horizonte deve passar por obras no próximo ano. Com a decisão de privatização da estrada, entre o município e Brasília (DF), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a expectativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que não só as condições da via sejam melhoradas como, também, se registre uma queda no número de acidentes na região. Como destaca o inspetor da PRF Wallace Wischansky, a estrada que vai de Juiz de Fora até Cristiano Otoni concentra cerca 70% das estatísticas de desastres atendidas na delegacia local. “Apesar da notável melhora da pavimentação asfáltica e a sinalização da parte da BR-040 administrada pelo setor público nos últimos dois anos, sabemos que ainda não é o ideal.”
Outra mudança que pode se tornar realidade com a transferência da administração da estrada para a iniciativa privada é duplicação da BR-040, no trecho que vai do Bairro Barreira do Triunfo até Oliveira Fortes. Para o inspetor, essa medida poderia desafogar gargalos no trânsito e, principalmente, melhorar o fluxo em viadutos da região, entre eles o localizado em Ewbanck da Câmara, conhecido como Viaduto da Morte.
Como espera a ANTT, a empresa ou o consórcio que vencer a licitação terá dinheiro em caixa para realizar as mudanças apontadas como necessárias pelo poder público. Segundo aferição da autarquia, no trecho que será privatizado, circulam, diariamente, cerca de 120 mil veículos. Só na região de Juiz de Fora, de acordo com a PRF, são nove mil por dia.
Com o plano de concessão ainda indefinido, já que a exploração da rodovia será aberta entre abril e março do próximo ano, a ANTT ainda não definiu número de postos de pedágio que serão implementados com a privatização assim como o valor praticado em cada um. A única garantia dada é que a cobrança deve começar, no máximo, até novembro de 2009. Segundo a assessoria do órgão, a privatização de mais um trecho da BR-040 faz parte da terceira etapa do programa de concessão de estradas federais, iniciado em 1995, com a transferência da administração de algumas rodovias para os estados.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

25 de agosto - dia do soldado

Major Elza

Elza Cansanção Medeiros é enfermeira reformada do Exército. Foi a primeira voluntária brasileira a se apresentar para a Segunda Guerra Mundial, tendo se alistado no dia 18 de abril de 1943. Desta forma, a major Elza foi precursora do Corpo de Enfermeiras da Reserva do Exército, todo composto por voluntárias. Considerada a guardiã da memória da Segunda Guerra Mundial, é muito interessada em história e criou um Museu em Maceió, Alagoas, a partir do qual realiza um trabalho de preservação histórica, com mais de 700 peças e cinco mil fotografias.Filha de um médico, a major Elza, que completará 87 anos no próximo dia 7 de outubro, tem cinco livros publicados:

- Nas Barbas do Tedesco, - E Foi Assim que a Cobra Fumou, - Dicionário de Alagoanês, - Eu Estava Lá e 1... 2, - Esquerda... Direita... Acertem o Passo. No dia 5 de fevereiro de 2004, ela assumiu a cadeira número 3 da Academia Maceioense de Letras, em Alagoas, tornado-se assim a primeira mulher militar a se tornar imortal.

Medalha de Bronze

Dunga chega ao Brasil, se garante no cargo e valoriza bronze

Thiago Tufano

O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, desembarcou nesta segunda-feira, ao lado do zagueiro Alex Silva e do volante Henanes, ambos do São Paulo, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, após a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim. Tranqüilo, o treinador afirmou que não sai do comando da equipe e enalteceu o resultado obtido na China.

"O Brasil não ganhava uma medalha desde os Jogos de Atlanta, em 1996. Temos que ser conscientes, quem não trouxe uma medalha é que deve ficar chateado. Não foi uma decepção não ter trazido o ouro", declarou o treinador, que ainda defendeu os jogadores. "Todos se comprometeram e queriam a medalha de ouro, mas o responsável pelo resultado é o treinador. Vocês (imprensa) falam de mim, me criticam, mas eu sempre falo a verdade, essa é a minha forma de viver", desabafou o treinador.

Pressionado no cargo desde antes dos Jogos Olímpicos, Dunga rebateu os rumores de que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, estaria procurando um novo treinador.

"Estou tranqüilo com relação ao meu cargo. Ele (Ricardo Teixeira) disse para eu continuar o meu trabalho sem me preocupar com nada, já penso nas partidas das Eliminatórias", afirmou o treinador.

Quinto colocado das Eliminatórias com nove pontos, o Brasil encara a seleção chilena no dia 7 de setembro, em Santiago. Três dias depois, a Seleção recebe a Bolívia, no Estádio João Havelange, no Rio de Janeiro

Taça Minas 2008

Araxá 1x1 Villa Nova
Sábado - 23/08
Fausto Alvim - 19h
A:Cleison Veloso Pereira
A1:Carlos Henrique Andrade
A2:Ricardo Júnior de Souza
4ºA:Enivaldo da Mota(Liga Local)
Gols: Carlos Henrique, aos 4'1T (Araxá), Márcio Diogo, aos 19'2T (Villa Nova)
Público: 494
Renda: R$ 3.470,00
Uberlândia 0x0 Tupi
Domingo - 24/08
Parque do Sabiá - 10h30
A:Marcus Vinícius Sá dos Santos
A1:Ângela Paula Cruz Régis Ribeiro
A2:Pedro Alcântara Campos
Público: 1.692
Renda: R$ 10.237,50
Fonte: FMF

domingo, 24 de agosto de 2008

Futebol - Resultados

Taça Minas Uberlãndia 1 x 1 Tupi Série C Segunda fase Grupo 19 Santa Cruz-PE 1 x 1 Campinense-PB Icasa 1 x 1 Salgueiro Grupo 20 Vitória da Conquista 3 x 0 ASA Confiança-SE 4 x 2 Itabuna Grupo 24 Brasil de Pelotas 2 x 1 Caxias Toledo-PR 1 x 1 Marcílio Dias-SC

Série A

22ª rodada

Internacional 1 x 1 Flamengo

Santos 2 x 0 Cruzeiro

Coritiba 2 x 2 São Paulo

Náutico 1 x 1 Grêmio

Vasco 1 x 1 Botafogo

Ipatinga-MG 1 x 0 Goiás

Atlético-MG 4 x 0 Atlético-PR

Palmeiras 4 x 2 Portuguesa

GP da Europa 2008

Felipe Massa brilha e vence o GP da Europa Após atuação perfeita, brasileiro fica a seis pontos de Hamilton
LANCEPRESS! O brasileiro Felipe Massa encerrou com perfeição um fim de semana brilhante em Valência e venceu o GP da Europa, após largar da pole e fazer a volta mais rápida. Com o resultado, ele chegou à vice-liderança do Mundial com 64 pontos, seis a menos do que o líder Lewis Hamilton (McLaren), que terminou em segundo. Companheiro de equipe de Massa e vice-líder até então, Kimi Raikkonen abandonou com o motor quebrado e caiu para terceiro, com os mesmos 57 pontos que tinha.
O pódio foi completado pelo polonês Robert Kubica (BMW Sauber), que ficou a apenas dois pontos de Raikkonen na tabela. Também pontuaram Heikki Kovalainen (McLaren), em quarto, Jarno Trulli (Toyota), em quinto, Sebastian Vettel (Toro Rosso), em sexto, Timo Glock (Toyota), em sétimo, e Nico Rosberg (Williams), em oitavo.
Em relação aos outros brasileiros, Nelsinho Piquet (Renault) e Rubens Barrichello (Honda) tiveram corridas difíceis por largarem no fim do pelotão e terminaram respectivamente na 11ª e 16ª colocações.
Com a vitória, Felipe Massa se igualou a Rubens Barrichello com nove triunfos na categoria.

Futebol - Resultados

Série A 22ª rodada
Fluminense 1 x 1 Sport
Figueirense 1 x 2 Vitória
Série B 20ª rodada
CRB 1 x 2 Corinthians
Fortaleza 5 x 1 Bahia
Juventude 0 x 0 Ceará
Campeonato Paulista - 2ª divisão - 2° fase - 5° rodada
Paulínia 1 x 1 Américo Esporte
Capivariano 1 x 2 GE Osasco
Taboão da Serra 1 x 2 Mauaense
Ilha Solteira 0 x 2 Campinas
Copa Paulista - 1ª fase 7ª rodada
Nacional 1 x 2 Flamengo
América 1 x 2 Noroeste (b)
Santo André (b) 1 x 1 São José
Sorocaba 0 x 1 Rio Branco
Campeonato Argentino – Apertura 3ª rodada
Banfield 2 x 1 River Plate
Taça Minas
Araxá 1 x 1 Villa Nova

GP da Europa 2008

Felipe Massa conquista a pole em Valência Brasileiro da Ferrari vai dividir a primeira fila com Lewis Hamilton

LANCEPRESS! O brasileiro Felipe Massa conquistou neste sábado a pole position para o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, no circuito de rua de Valência. O piloto da Ferrari cravou 1min38s989 na sua volta mais rápida na etapa final da classificação e vai dividir a primeira fila com o líder do Mundial Lewis Hamilton, que fez 1min39s199 com seu McLaren. Completam o grupo dos cinco primeiros o polonês Robert Kubica (BMW Sauber), Kimi Raikkonen (Ferrari) e Heikki Kovalainen (McLaren). Os outros brasileiros não foram bem. Nelsinho Piquet, da Renault, foi o 15º colocado, a três posições de seu companheiro de equipe Fernando Alonso. Já Rubens Barrichello não conseguiu acertar nenhuma boa volta e acabou em 19º em penúltimo, enquanto seu parceiro na Honda Jenson Button foi o 16º. A largada da 12ª etapa do Mundial está marcada para as 9h (de Brasília) deste domingo

sábado, 23 de agosto de 2008

Pequim 2008

OURO no Volei Feminino !!!! Time vitorioso enfim se livra do rótulo de "amarelão" com ouro em Pequim Lello LopesEm Pequim (China) As derrotas para a Rússia na semifinal dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e na decisão do Mundial-2006 e para Cuba na final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro-2007 deixaram a seleção brasileira feminina de vôlei com uma fama: a de perder o controle nos momentos decisivos. Agora, com o inédito ouro obtido em Pequim neste sábado, em vitória por 3 sets a 1 (25-15, 18-25, 25-13, 25-21) sobre os Estados Unidos, esta equipe consegue a sua redenção e tira qualquer dúvida de que tem uma das melhores gerações na história. Ao longo da competição, a equipe verde-amarela havia passado sem maiores desafios por seus outros adversários. Um a um, caíram Argélia, as temidas Rússia, Sérvia e Itália, Japão nas quartas-de-final, China na semi e, por fim, os Estados Unidos, que também disputavam sua primeira decisão olímpica no vôlei feminino. Mas a última vitória foi a mais suada de todas. Depois de terem vencido os sete jogos anteriores sem perderem sets, as brasileiras perderam a segunda parcial do jogo ante as norte-americanas e ainda sofreram para fechar a quarta etapa. Mas conseguiram, e se livraram do estigma de ‘amarelonas’.

Trajetória da seleção:

Brasil 3 x 0 Argélia, Brasil 3 x 0 Rússia, Brasil 3 x 0 Sérvia, Brasil 3 x 0 Cazaquistão, Brasil 3 x 0 Itália, Brasil 3 x 0 Japão, Brasil 3 x 0 China e Brasil 3 x 1 Estados Unidos.

Taça Minas 2008

História da Taça Minas Gerais
Criada em 1973 com o intuito de ser uma competição similar à glamourosa Taça Guanabara, a Taça Minas Gerais teve vários status ao longo da sua trajetória. No começo, era um torneio que mobilizava multidões, haja vista que na decisão de 1976 o público pagante na vitória do Atlético sobre o Cruzeiro — por 2x1, na prorrogação — foi de 101.404, recorde absoluto de todos os tempos. A histórica desorganização da Federação Mineira de Futebol, porém, tratou de minar a Taça Minas Gerais que só voltou a despertar a atenção dos clubes a partir de 2003, quando passou a valer ao campeão uma vaga na Copa do Brasil.
Em 1973, 1975, 1976, 1999 e 2000, a Taça Minas Gerais valeu como uma etapa preliminar do Campeonato Mineiro, classificando os melhores colocados para o certame estadual. Em 1977, 1980, 1981 e seguidamente desde 2003, o torneio é disputado à parte do Campeonato Mineiro, sem qualquer implicação para o mesmo. Em 1979 e 1982, a Taça Minas Gerais foi equivalente à Primeira Fase do Mineiro, contemplando o seu campeão com um ponto extra para a etapa decisiva. Em 1983, o troféu foi equivalente ao Segundo Turno da Primeira Fase do Campeonato Mineiro. E, finalmente, em 1984, 1985 e 1986, a Taça Minas Gerais foi colocada em disputa no Primeiro Turno da Primeira Fase do Mineiro. Desnecessário frisar que nos demais anos a Taça não foi disputada por absoluta incompetência da FMF.
Não seria muito mais lógico determinar uma padronização para que em cada ano a Taça Minas Gerais seja colocada em disputa na Primeira Fase do Campeonato Mineiro? A Taça Guanabara criou raízes no Rio de Janeiro exatamente por ficar com o vencedor do Primeiro Turno do Campeonato Carioca.
O Villa Nova ostenta em sua rica sala de troféus duas Taças Minas Gerais, conquistadas com brilhantismo, em 1977 e 2006, e está à frente do América nesse quesito. O Leão do Bonfim, ao lado da URT, é o terceiro time em número de conquistas.
ANO AMPEÃO VICE 1973 Cruzeiro Atlético 1974 Não houve a competição 1975 Atlético Cruzeiro (1) 1976 Atlético Cruzeiro 1977 Villa Nova América 1978 Não houve a competição 1979 Atlético Cruzeiro 1980 Uberaba América (2) 1981 Democrata-GV Uberlândia 1982 Cruzeiro Atlético 1983 Cruzeiro Atlético 1984 Cruzeiro América (3) 1985 Cruzeiro Atlético 1986 Atlético Uberlândia 1987 a 1998 Não houve a competição 1999 URT Democrata-GV 2000 URT Ipatinga 2001 e 2002 Não houve a competição 2003 Uberlândia Araxá 2004 Ipatinga Democrata-GV 2005 América Caldense 2006 Villa Nova Uberaba 2007 Ituiutaba Tupi Estatística das conquistas da Taça Minas Gerais
Cruzeiro - 05 Atlético - 04 Villa Nova e URT - 02 América, Uberaba, Democrata-GV, Uberlândia, Ipatinga, Ituiutaba - 01
OBS. 1 - O Cruzeiro foi punido pela Justiça Desportiva por escalar o lateral-direito Luís Fábio nos jogos contra Fluminense de Araguari e União Tijucana, válidos pela Taça Minas Gerais. Foi o primeiro caso de “gato” no futebol mineiro a vir à tona, e por isso o imbróglio ficou famoso. Luís Fábio, na verdade, se chamava Ananias, e a documentação foi fraudada para diminuir em três anos sua idade. O Luís Fábio verdadeiro era amigo de infância de Ananias e os dois, que eram também vizinhos no Bairro Cardoso, em Belo Horizonte, foram fazer um teste no Cruzeiro em 1967. Ananias foi aprovado, e o colega, não. No entanto, Ananias já tinha estourado a idade e por isso teve a sua documentação trocada pela de Luís Fábio, que era mais jovem. Com isso, Ananias pôde dar seqüência à carreira na base do Cruzeiro até ser profissionalizado.
O jogador disputou o Campeonato Mineiro de 1970 pelo Atlético de Três Corações e voltou ao Cruzeiro, jogando normalmente até que a mutreta fosse descoberta. O Cruzeiro, então, perdeu a vaga na decisão da Taça Minas Gerais para o União Tijucana, de Ituiutaba, que fez a Final contra o Atlético, perdendo os dois jogos.
Posteriormente, o Cruzeiro recorreu da decisão e conseguiu reverter o panorama nos tribunais. A FMF remarcou a decisão da Taça Minas Gerais entre Atlético e Cruzeiro para janeiro de 1976. O Galo voltou a vencer os dois jogos por 2x1 e sagrou-se campeão novamente.
Ninguém foi punido no caso Ananias, que seguiu em frente na carreira, depois de uma leve suspensão, jogando até no América-MG, posteriormente.
OBS. 2 - Outra lambança dos dirigentes da FMF: as partidas da Final foram marcadas sem o diálogo com o Uberaba, que não concordou com as datas e os mandos de campo, considerando que o regulamento da competição era omisso em relação a isso. O time do Triângulo Mineiro não compareceu às partidas, e o América foi declarado campeão da Taça Minas Gerais. O Uberaba recorreu da decisão e conseguiu reverter o quadro no tapetão. A Justiça Desportiva determinou a realização de novos jogos, e já em 1981, dentro de campo, o Zebu superou o Coelho e ficou com o título.
OBS. 3 - O Cruzeiro ficou com a posse definitiva do troféu, após conquistar a Taça Minas Gerais pela terceira vez consecutiva. O regulamento que criou o torneio previa que a posse definitiva do laurel ficaria com o clube que o vencesse por cinco vezes alternadas ou três consecutivas.
Fonte: Páginas 544, 545 e 546 do Livro: "VILLA NOVA: 100 ANOS DE GLÓRIA EM VERMELHO E BRANCO", de autoria do Jornalista Wagner Augusto Álvares de Freitas.

Ipatinga F.C.

O Ipatinga confirmou a contratação do seu novo técnico: Márcio Bittencourt vai comandar o Tigre no restante da temporada. O treinador já foi apresentado e estréia neste domingo, contra o Goiás, no Ipatingão.
Márcio tem como auxiliar o irmão, Nenê Bittencourt.
Ficha do treinador:
Márcio Bittencourt
Nome completo: Henrymárcio Bittencourt
Data de nascimento: 19/10/1964
Naturalidade: São José dos Campos – SP
Carreira:
05/2005-23/09/2005: Corinthians-SP
23/10/2005-18/12/2005: Brasiliense-DF
2006-04/06/2006: Fortaleza-CE
2006-20/02/2007: América-SP
20/03/2007-20/01/2008: Juventus-SP
21/01/2008-06/05/2008: Noroeste-SP

Taça Minas 2008

O Tupi faz hoje, em Uberlândia, seu último treino antes da estréia na Taça Minas Gerais, amanhã, às 10h30, contra o time da casa, no Parque do Sabiá. O Carijó embarcou ontem em Juiz de Fora rumo ao Triângulo Mineiro e ainda tem duas dúvidas na escalação do time que entrará em campo.

O lateral-esquerdo Mendes está com amigdalite, não treinou na quinta-feira em Juiz de Fora e só jogará se estiver sentindo-se bem. Já o lateral-direito Serginho, recuperado de uma lesão muscular nas costas, também não está garantido.

Ainda assim, o técnico Wellington Fajardo garante que não será o treino, mas uma avaliação das condições físicas dos jogadores que definirá quem irá para o jogo. "Em véspera de jogo não podemos abusar. O que vale é o trabalho que foi feito durante a semana. Na véspera, se não perdermos jogador por contusão, já é um ganho", explica, complementando que o trabalho de hoje será leve, sob o comando do preparador físico Pepe de Castro.

Fonte: Tribuna

Pequim 2008

Argentina é bicampeã olímpica no futebol
Messi dá show e seleção argentina bate a nigéria por 1 a 0
Em dia inspirado de Messi, a Argentina venceu a Nigéria por 1 a 0 e ficou com a medalha de ouro no futebol nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os "hermanos" conquistaram o bicampeonato olímpico e, de quebra, se vingaram da derrota para os nigerianos na final de 1996, em Atlanta.
FICHA TÉCNICA:
ARGENTINA 1 X 0 NIGÉRIA
Estádio: Nacional (Ninho de Pássaro), Pequim (CHN)
Data/hora: 22/8/2008 - 1h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Cartões amarelos: Obinna, Apam (NIG); Di María, Monzon (ARG)
Gol: Di María, 12'/2ºT (1-0)
ARGENTINA:
Romero, Zabaleta, Garay, Pareja e Monzón; Mascherano, Gago, Di María (Banega, 42'/2ºT) e Riquelme; Messi (Lavezzi, 42'/2ºT) e Agüero (Sosa, 33'/2ºT). Técnico: Sergio Batista.
NIGÉRIA: Vanzekin, Okonkwo, Apam, Adeleye e Adefemi; Kaita, Ajilore, Okoronkwo (Anichebe, 18'/2ºT) e Isaac (Ekpo, 24'/2ºT); Odemwingie e Obinna. Técnico: Samson Siasia.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Futebol - Resultados

Sexta-feira
Série B - 20ª rodada
Ponte Preta 1 x 1 São Caetano
Vila Nova-GO 3 x 1 ABC
Avaí 3 x 1 Paraná Clube
Copa Paulista - Primeira fase -7ª Rodada
Taquaritinga 0 x 0 Ferroviária
Itapirense 1 x 0 Mogi Mirim
XV de Piracicaba 2 x 2 Ituano (B)
Oeste 1 x 0 Botafogo-SP
Torneio masculino de futebol das Olimpíadas Disputa de 3º lugar
Bélgica 0 x 3 Brasil
Quinta-Feira
Torneio feminino de futebol das Olimpíadas Disputa de 3º lugar
Alemanha 2 x 0 Japão
Final
Brasil 0 x 1 Estados Unidos
Copa Sul-Americana Fase Preliminar - Jogos de volta
Blooming 1 x 0 Olimpia-PAR
Primeira fase
San Lorenzo 0 x 2 Argentinos Juniors
Série C
Segunda fase
Grupo 18
Paysandu-PA 3 x 2 Águia de Marabá
Sampaio Correa-MA 2 x 0 Picos
Série A
21ª rodada
Portuguesa 0 x 1 Vasco
Flamengo 2 x 1 Grêmio
Atlético-MG 1 x 1 Goiás

Maurren Maggi leva a medalha de ouro no salto em distância

Brasileira confirma volta por cima com pódio

Maurren Maggi conquista o primeiro ouro individual feminino do Brasil

Bruno Doro

Em Pequim (China)

A consagração olímpica de Maurren Maggi chegou oito anos depois de sair dos Jogos de Sydney-2000 machucada e cinco após o pesadelo de 2003. Na manhã desta sexta-feira (noite em Pequim), a brasileira exorcizou definitivamente seus demônios. Com um salto de 7,04 m logo em sua primeira tentativa, conquistou nos Jogos Olímpicos de Pequim a primeira medalha de ouro feminina do Brasil.

A saltadora superou feito conquistado pela judoca Ketleyn Quadros, que faturou também na China a primeira medalha brasileira individual, com o bronze. Antes de 2008, nenhuma atleta do país havia superado o quarto lugar. A primeira a alcançar este resultado foi Aída dos Santos no salto em altura, em Tóquio-1964. Quarenta anos depois, Natália Falavigna ocupou este posto na categoria acima de 67 kg do taekwondo, após ser derrotada pela venezuelana Adriana Carmona.

Apenas em sua segunda participação olímpica, apesar dos 32 anos, a atleta vai ao pódio pela primeira vez para coroar uma das carreiras mais bem sucedidas e conturbadas do esporte nacional. Até chegar ao atual ciclo olímpico, Maurren Maggi viveu um verdadeiro calvário.

Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, ela chegou como uma das favoritas ao ouro. Sua marca até então, 7,26 m, de junho de 1999, a colocava no seleto grupo das atletas que passaram dos 7 metros. A marca é tão boa que, desde então, somente três atletas saltaram mais longe em todo o planeta, todas russas: Tatyana Kotova (7,42 m em 2002), Tatyana Lebedeva (7,33 m em 2004) e Irina Simagina (7,27 m em 2004).

Oswaldo Gomes

Oswaldo Gomes foi um futebolista brasileiro, nascido em 30 de abril de 1888, no Rio de Janeiro.Foi o primeiro jogador a marcar um gol com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, em amistoso contra a equipe inglesa do Exeter City Football Club (Brasil 2 a 0), disputado no campo do Fluminense Football Club, em 21 de Julho de 1914, perante cinco mil espectadores, no aniversário de doze anos de existência do Fluminense, o primeiro dos grandes clubes brasileiros a ser fundado e que serviu de casa para a Seleção Brasileira por dezessete anos, assim como exemplo de organização para o nascente esporte brasileiro.

Oswaldo detém ainda o título de jogador recordista em conquistas do Campeonato Carioca de Futebol com oito títulos (1906, 1907, 1908, 1909, 1911, 1917, 1918 e 1919) em doze campeonatos disputados com a camisa do Fluminense, sendo que em 1909 disputou apenas uma partida, no empate de 2 a 2 no Clássico Vovô. Sua fidelidade ao Fluminense ficou ainda marcada para a história, ao se recusar a se transferir junto com nove tiulares deste clube, para abrir o departamento de futebol daquele que seria , desde esse momento, o seu maior rival, o C. R. Flamengo. Pelo Fluminense, Oswaldo Gomes fez 38 gols, em 189 partidas.

Em 1921 Oswaldo Gomes foi eleito presidente da CBD - Confederação Brasileira de Desportos, precursora da atual Confederação Brasileira de Futebol.

Fonte: Wikipédia

Colaboração: Alexandre Magno Barreto Berwanger

Taça Minas 2008

O centenário Leão do Bonfim já está na estrada com destino a Araxá, distante 390 quilômetros de Nova Lima, para estrear na Taça Minas Gerais neste sábado, às 19h, no Estádio Municipal Fausto Alvim. O Villa Nova terá pela frente o Araxá Esporte Clube, o Ganso da Terra de Dona Beja. Campeão em 1977 e 2006, o Leão busca agora o tricampeonato da competição, que assegura ao vencedor ou uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano ou uma vaga na Série D.
Para o técnico Francisco Carlos Ferreira da Silva, o Pirulito, a Taça Minas Gerais terá um sabor especial, pois ele foi campeão como atleta em 1977 e como treinador em 2006. Na manhã desta sexta-feira, Pirulito comandou um treinamento recreativo no Castor Cifuentes em que praticamente definiu o time que entra em campo para enfrentar o Araxá. O Leão deverá jogar com esta formação: Macaé; Flávio, Reinaldo, César e Magal; João Paulo, Luís Ricardo, Leandro Paraná e Marlon; Rafael Gomes e Márcio Diogo.
O atacante Márcio Diogo, contratado do Cruzeiro, vai reestreiar com a camisa alvirrubra e é, ao lado do zagueiro César, um dos dois remanescentes da equipe que ganhou a Taça Minas Gerais em 2006. Macaé, Thiago Vampirinho, Luís Ricardo, João Paulo e Rômulo também estavam naquele grupo campeão, porém, participaram de poucos jogos.
A delegação villa-novense tem chegada prevista em Araxá para as 18h e vai ficar concentrada no Hotel Cidade do Sol, localizado no Centro. Os demais atletas que integram o grupo relacionado para a viagem são: Thiago Vampirinho, Robertinho, Édson, Thiago Rodrigues, Rafael Jr., Rael e Rômulo.
Depois do Araxá, o Villa Nova fará o clássico com o América, no dia 31, no Alçapão do Bonfim.
Recordar é viver! Os times-bases do Leão que conquistaram a Taça Minas Gerais foram estes:
1977 Ganga; Dê (Índio), Bosco, Dias e Alan; Pirulito, China e Claudinho; Ronaldo, Dirceu Bilisquete e Tonho (Jurandi) Técnicos – Arizona, Anísio Clemente, Tenente Djalma Martins de Almeida e Martim Francisco.
2006 Glaysson; Mateus, Eddiê (César), Carciano e Marcel; André, Emerson, Paulo César e Márcio Guerreiro; Jil (Clodoaldo) e Márcio Diogo (Eraldo) Técnico – Francisco Carlos Ferreira da Silva – Pirulito.
*Wagner Augusto é Assessor de imprensa do Villa Nova

"Em Brasília, 19 horas"

Jornalista narra luta contra os PRIVILÉGIOS em Brasília

da Folha Online "Para gerir a Radiobrás, Eugênio Bucci se valeu da prática do bom jornalismo e da rigorosa letra da lei. Com isso, enfrentou cara feia, corporativismos, puxadas de tapete de ministros, intrigas de assessores e de áulicos palacianos e uma crônica magreza de recursos". - Ricardo Setti, jornalista e escritor Bucci narra sua luta para implantar o bom jornalismo na Radiobrás

"Em Brasília, 19 horas". Era com este bordão do programa "A Voz do Brasil" que amigos saudavam o jornalista Eugênio Bucci quando ele estava para assumir o cargo de presidente da empresa estatal de comunicação brasileira, a Radiobrás. A posse ocorreu em 2 de janeiro de 2003 --primeiro dia do primeiro mandato de Lula como presidente do Brasil.

A história do período em que Bucci esteve à frente da estatal, de 2003 a 2007, é o que o jornalista conta no livro "Em Brasília, 19 horas", da editora Record, à venda na Livraria da Folha. Desde a noite mal dormida anterior à posse, Bucci narra, em primeira pessoa, com coragem e honestidade, sua luta contra a cultura ancestral de bajulação de políticos e do uso dos meios de comunicação públicos para a propaganda governamental.

Para desmontar essa máquina, Bucci definiu um plano que se pautava pela objetividade, pelo direito à informação e por seguir a legislação. Pela primeira vez na história do Brasil, a Radiobrás seria guiada pelo bom jornalismo.

A partir da rara perspectiva de quem está dentro do poder em um cargo de chefia, o jornalista narra no livro o que fez, o que desfez e o que não conseguiu fazer. Bucci tentou acabar com a obrigatoriedade de transmissão de "A Voz do Brasil" e falhou. Em momentos de crise pensou em desistir e quase deixou Brasília por se sentir traído. Quase. Mas venceu ao causar uma reviravolta na estrutura paquidérmica que encontrou.

O relato de como enfrentou a histórica "chapa branca" da Radiobrás e seus funcionários, acostumados a servir ao poder em troca de privilégios, faz de "Em Brasília, 19 horas" um documento de referência para entender o funcionamento da máquina pública no Brasil. E também um título obrigatório para estudantes e profissionais de comunicação.

AUTOR : Eugênio Bucci é formado em jornalismo e direito pela Universidade de São Paulo e autor do livro "Sobre ética e Imprensa".

"Em Brasília, 19 horas"

Autor: Eugênio Bucci

Editora: Record

Páginas: 294

Preço: R$ 40,00

Onde comprar: pelo telefone 0800-140090

Ipatinga F.C.

Gerson Evaristo, Márcio Araújo, Márcio Bittencourt ou Émerson Ávila
O técnico dos juniores do Ipatinga, Gérson Evaristo, pode assumir o Tigre na partida contra o Goiás, domingo, às 16h, no Ipatingão, pela 22ª rodada do Brasileiro. O treinador chegou ao Vale do Aço no começo da temporada como auxiliar técnico de Moacir Júnior, demitido depois do rebaixamento ao Módulo II, e teve passagem pelo Paulista, de Jundiaí, antes de assumir a base do time quadricolor.
Velho conhecido dos torcedores do Vale do Aço, Evaristo também foi treinador do Ideal, de Ipatinga, antes de ser convidado para formar a comissão técnica de Moacir Júnior, no Tupi.
O técnico Márcio Araújo é um dos nomes especulados para a vaga. Revelado no Palmeiras, o treinador disputa a Série B do Brasileiro pelo Barueri, coincidentemente equipe que teve Emerson Ávila no comando, no começo da temporada.
Ontem à noite, no Mineirão, durante o jogo do Atlético x Goiás, a informação que corria era que o clube estaria acertando com o treinador Márcio Bittencourt, de 43 anos, que já dirigiu, entre outros clubes, o Corinthians. Seu último clube foi o Noroeste-SP. O nome de Emerson Ávila não foi descartado.

Nepotismo

STF aprova texto da súmula vinculante que proíbe nepotismo no país RENATA GIRALDI da Folha Online, em Brasília O STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou nesta quinta-feira, 21/08, o texto da súmula vinculante (entendimento sobre o tema) que, proíbe o nepotismo no serviço público nos três poderes. Pelo texto, ficou estabelecida a ampliação do conceito que trata do nepotismo cruzados e que envolve diretamente os parentes de autoridades e pessoas que ocupam cargos de chefia ou confiança. A ordem vale para familiares até 3º grau.
O texto da súmula diz: "A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até 3º grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou ainda de função gratificada da administração pública direta, indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal". A decisão de proibir o nepotismo inclui Judiciário, Legislativo e Executivo, órgãos de autarquias direta e indireta. Com a súmula vinculante, a ordem passa a ser obrigatória em todo país. A questão das contratações cruzadas, abordada na discussão sobre a súmula vinculante, é caracterizada pelo ato de políticos que pedem para amigos nomearem seus parentes. Pelo entendimento dos ministros, a decisão do STF passa a valer a partir da publicação da súmula vinculante, o que deve acontecer em dez dias. Colaboração: Glauco Fassheber

A dança dos técnicos

Técnico Ricardo Drubscky não é mais técnico do Ipatinga no Brasileirão

O empate contra o Santos, por 1 a 1, dentro de casa, significou o fim da era Ricardo Drubscky no Ipatinga. Numa rápida reunião, o treinador e o presidente do clube, Itair Machado, chegaram a um consenso e o trabalho do técnico chegou ao fim. Após desperdiçar mais dois pontos em seus domínios, o Tigre permanece na lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 17 pontos ganhos em 21 jogos. São quatro vitórias, cinco empates e 12 derrotas. Segundo a assessoria de imprensa do clube do Vale do Aço, ainda não existem nomes para a vaga deixada por Drubscky. Uma reunião entre os dirigentes estava marcada, quando o clube começaria a estudar as opções para o lugar do ex-treinador. Ricardo dirigiu o Ipatinga em 15 jogos. Nesses compromissos, ele conseguiu três vitórias, três empates e nove derrotas, com aproveitamento de 26,6%. Só em 2008, o Tigre já trocou de treinador quatro vezes: Emerson Ávila, Moacir Júnior, no Campeonato Mineiro e Giba e Drubscky,na Série A do Brasileiro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Futebol - Resultados

Terça-Feira
Copa Sul-Americana Primeira fase - Jogos de ida
Defensor Sporting 2 x 1 Libertad
Arsenal Sarandí 4 x 0 Motagua-HON
Copa Paulista de Futebol - Primeira fase - Sexta rodada
São Bento 1 x 1 Itapirense
Série B - 20ª rodada
Gama 0 x 2 Grêmio Barueri
Marília 0 x 2 Brasiliense-DF
Santo André 1 x 0 Bragantino
Quarta-Feira
Copa Sul-Americana - Primeira fase - Jogo de volta
Estudiantes (5) 2 x 1 (3) Independiente
Campeonato Maranhense - Segundo turno -Terceira rodada
Maranhão 2 x 3 Santa Quitéria
Moto Club 0 X 0 São José
Série C - Segunda fase
Grupo 20
Itabuna 2 x 2 ASA
Grupo 24
Caxias 2 x 0 Toledo-PR
Marcílio Dias-SC 2 x 1 Brasil de Pelotas
Série A
Campeonato Brasileiro - 21ª rodada
Botafogo 1 x 0 Cruzeiro
Internacional 4 x 1 Palmeiras
Vitória 0 x 0 Sport
Coritiba 3 x 0 Figueirense
Náutico 1 x 3 Fluminense
Ipatinga-MG 1 x 1 Santos
São Paulo 3 x 1 Atlético-PR

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Aniversariante de destaque

José Wilker começou a carreira como locutor de rádio no Ceará, onde nasceu, e se mudou para o Rio de Janeiro aos dezenove anos. Seu primeiro filme foi em 1965, A falecida. Em 1979 esteve no elenco do filme Bye Bye Brasil e em 1985, no elenco de O Homem da Capa Preta. Estreou nas telenovelas em 1973, em Bandeira 2, de Dias Gomes, na TV Globo. Fez muito sucesso com a novela Roque Santeiro na qual deu vida o protagonista Roque Santeiro junto com Regina Duarte. Entre 1997 e 2002, dirigiu boa parte dos episódios do Sai de Baixo, além de ter participado de um dos episódios do programa, em 1997. Entre seus papéis mais marcantes no cinema estão Tiradentes, no filme Os Inconfidentes, de 1972; Vadinho, do recorde de bilheteria nos cinemas Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976; o político Tenório Cavalcanti de O Homem da Capa Preta, de 1986 e Antônio Conselheiro, de Guerra de Canudos, de 1997. Na minissérie JK, interpretou Juscelino Kubitschek mais velho, quando presidente da república. Amante de cinema, tem aproximadamente quatro mil fitas em casa. Mostrou ao público essa faceta assinando uma coluna semanal sobre o assunto no Jornal do Brasil e fazendo comentários de filmes nos canais de televisão por assinatura Telecine da Globosat. É também comentarista oficial da transmissão da premiação do Oscar da Rede Globo. Wilker é descendente de neerlandeses ("holandeses"). O primeiro casamento de José Wilker foi com a psicológa Elza Maria Barros da Rocha Pinto, professora do Instituto de Psicologia da UFRJ. De todas as relações que manteve com as mulheres de sua vida, esta foi a mais duradoura, pois permaneceu nela por doze anos. Depois deste casamento, José Wilker teve duas filhas: Mariana, com a atriz Renée de Vielmond, e Isabel, com a atriz Mônica Torres. Juazeiro do Norte/Brasil).

Taça Minas 2008

Wagner Augusto*

Um velho conhecido da torcida do Leão do Bonfim está de volta a Nova Lima. O presidente João Bosco Pessoa confirmou na manhã desta quarta-feira a contratação do atacante Márcio Diogo, de 22 anos, para a disputa da Taça Minas Gerais. O atleta, que pertence ao Cruzeiro, estava treinando normalmente na Toca da Raposa e participou, inclusive, do amistoso em que a equipe B da Raposa venceu o Villa Nova por 1x0 na noite de terça-feira.

Márcio Diogo chegou ao Leão em agosto de 2006 para a disputa da Taça Minas Gerais, participando de todos os jogos dessa competição e ajudando o Villa Nova a conquistar o título. Em julho de 2007 o atacante retornou ao Alçapão do Bonfim, depois de uma passagem pelo América, permanecendo no Villa até o final do Campeonato Mineiro de 2008. Com esse retorno de agora, portanto, será a terceira passagem do jogador pelo Leão do Bonfim. FICHA DE MÁRCIO DIOGO Nome Completo: Márcio Diogo Lobato Rodrigues

Data de Nascimento: 22/9/1985

Naturalidade: Pinheiro/MA

Posição: AtacanteAltura: 1,70m

Peso: 64kg

Clube de origem: Cruzeiro/MG

Estatística no Villa Nova: 48 Jogos e 12 Gols marcados O Villa Nova não foi feliz em seu último amistoso antes da estréia na Taça Minas Gerais. O Leão perdeu por 1x0 para o time B do Cruzeiro no Alçapão do Bonfim. FICHA TÉCNICA DA PARTIDA Jogo x – 19/8/2008 – terça-feira – 19h – Amistoso

Villa Nova 0x1 Cruzeiro-BGol – Bernardo (16’ do 2º) (de falta)Público – 184

Renda – R$777,50 (US$495)

Local – Estádio Municipal Castor Cifuentes (Nova Lima-MG)

Árbitro – Émerson Almeida Ferreira (MG), Assistente 1 – Frederico Soares Vilarinho (MG) e Assistente 2 – Marconi Helbert Vieira (MG), 4º Árbitro – Paulo de Tácio Rodrigues (LMDNL) (MG)

Cartão Amarelo – César, Luís Ricardo, Rafael Jr. (V) – Emerson, Diego Clementino, Hérick, Carlos Magno (C)

Cartão Vermelho – Íverson (41’ do 2º) (V)

Villa Nova – Macaé; Flávio (Rafael Jr.) (20’ do 2º), Reinaldo (Thiago Rodrigues) (intervalo), César e Édson; João Paulo, Luís Ricardo (Rael) (26’ do 2º), Leandro Paraná e Robertinho (Íverson) (40’ do 1º); Rafael Gomes (Marlon) (33’ do 2º) e RômuloTécnico – Francisco Carlos Ferreira da Silva — Pirulito

Cruzeiro – Élisson (Bruno) (23’ do 2º); Marcos, Carlos Magno, Hérick e Lucas; Aldo, Zé Eduardo, Emerson e Bernardo (Lucão) (40’ do 2º); Márcio Diogo (Eliandro) (intervalo) e Diego ClementinoTécnico – Paulo César Santos — Paulão OBS. – O atacante Rômulo desperdiçou um pênalti aos 21 minutos do segundo tempo. O goleiro Élisson defendeu a cobrança no canto esquerdo. * Wagner Augusto é Asssessor de Imprensa do Villa Nova