segunda-feira, 31 de março de 2008

A dança dos técnicos

Antônio Lopes está de volta ao Vasco Delegado fecha com o clube pelo qual conquistou seus principais títulos Marcelo Bertoldo RIO DE JANEIRO
Momentos depois de o técnico Alfredo Sampaio pedir demissão do Vasco, a diretoria cruzmaltina já anunciou o novo nome: Antônio Lopes. O treinador chega ao Gigante da Colina com a tarefa de levar o time ao título do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil e tirar o clube de uma fila de cinco anos sem conquista. Ele, inclusive, foi o último comandante a levantar uma taça pelo Cruzmaltino, em 2003. Antônio Lopes foi campeão da Libertadores, Brasileiro, do Rio-São Paulo e Estadual no Vasco. Esta será a sexta passagem do treinador pela Colina Histórica. As outras foram de 1981 a 83, em 1985/86, 91, 1996 a 2000 e 2002/03. O último trabalho do técnico foi no Atlético Paranaense, em 2007.
Alfredo Sampaio foi contratado no início de 2008 para ser auxiliar técnico de Romário e acabou sendo efetivado após a saída de Romário, que ficou insatisfeito com uma interferência do presidente interino, Eurico Miranda, na escalação do time no jogo contra o Friburguense. No Vasco, Alfredo Sampaio dirigiu a equipe por 13 vezes, sendo sendo nove vitórias, um empate e três derrotas.

Copa TV Alterosa de Futebol Regional

Amistoso com entrada franca... Nesta quarta-feira dia 02/04, às 17:00 horas o E.C. Ribeiro Junqueira estará realizando seu segundo jogo amistoso antes da estréia na Copa TV Alterosa de Futebol Regional, será contra um velho rival na cidade, o Rosário Central. Partidas memoráveis marcaram época na história do futebol em nossa cidade. A partida terá ENTRADA FRANCA, vale a pena conferir!!!
R. Junqueira goleia em amistoso... No primeiro amistoso da equipe comandada pelo Prof. Wilson Rodrigues, os atletas mostraram muita vontade e preparo físico durante a partida, algumas jogadas já começaram a fluir. E aos 6 minutos Douglas abre o marcador para o R.J... com isso só restou a equipe do XV de Novembro partir para o ataque onde começou a tomar o rumo de uma grande rivalidade, aos 18 minutos Bruno marca o segundo gol do R.J. e logo em seguida o jogador Peixoto desconta aos 25 minutos para o XV de Novembro. A partida esquentou com a marcação de um pênalti a favor do XV que levou a expulsão do zagueiro do R.J., seria o empate, porém o goleiro do R.J. defendeu a cobrança. O R.J. mesmo com 10 atletas em campo chegou ao terceiro gol aos 49 minutos nos acréscimos do primeiro tempo. De volta ao segundo tempo com um jogo mais morno as equipes levaram pouco perigo as metas, o Prof. Wilson aproveitou a vantagem no marcador para testar outros jogadores e fez várias substituições durante o a segunda etapa, e aos 41 minutos Juninho do R.J. marca o gol mais bonito da partida selando de vez a vitória do E.C. Ribeiro Junqueira. A torcida fez a sua parte e lotou o estádio, sem cobrança excessiva aos jogadores e presenciou uma equipe aguerrida para temporada de 2008. A diretoria não descarta a possibilidade da marcação de outro amistoso durante a semana para conclusão dos preparativos visando à estréia na Copa TV Alterosa de Futebol contra equipe do Operário F.C. de Muriaé atual campeão da competição.
Copa TV Alterosa de Futebol Regional
Vai começar o maior Campeonato Regional de Futebol amador organizado pela Liga de Futebol de Juiz de Fora. O E.C. Ribeiro Junqueira fará seu jogo de extréia em Leopoldina contra o campeão de 2007 o Operário Futebol Clube de Muriaé.
O R.J. está na chave A formada pelas equipes:
OPERÁRIO Futebol Clube (MURIAÉ),
Esporte Clube RIBEIRO JUNQUEIRA (LEOPOLDINA),
RECREIO Futebol Clube (RECREIO)
NACIONAL Atlético Clube (VISCONDE DO RIO BRANCO).
Apenas duas equipes seguirão na competição.

Segunda-Feira

No Dia de Hoje 30 Março Outono 2008: Comemoramos o Dia da Saúde e Nutrição, da Integração Nacional e Aniversário da Revolução de 1964. No dia 31 de março de 1964, o governador de Minas Gerais, com o apoio das trapas do Exército deste Estado, declarou-se uma revolta contra o governo do presidente João Goulart: as tropas de Minas Gerais resolveram marchar para o Rio de Janeiro, o que obrigou o presidente a deixar Brasília para ir àquela cidade. Aniversariantes: Al Gore - 60 anos (político americano); Ewan McGregor - 37 anos (ator escocês) e; Paula Lavigne - 39 anos (atriz, produtora musical, de publicidade e empresária, ela já fez televisão, mas agora produz musicais e é manager do ex-marido, Caetano Veloso). RODRIGO TUBARAUM Blog: http://tubaraumradioshow.blogspot.com Site: www.setecolinas.com.br

Tv e Rádio

Band contrata Milton Neves
Durou pouco a angústia de Milton Neves e sua falta de espaço na TV. O apresentador foi contratado na sexta-feira (28/03) pela Band, e leva para o canal o programa Terceiro Tempo. "Foi tudo fechado na noite de sexta, ainda tem muita coisa para ser definida. Mas o programa será exibido aos domingos, às 19h. É uma marca forte", comenta Neves. Segundo a Band, as equipes de produção estão se articulando para as ações iniciais. Neves diz que Terceiro Tempo deve estrear já no próximo domingo (06/04) ou em 13/04. Junto com o apresentador devem participar o comentarista Oscar Roberto de Godoy e a apresentadora Renata Fan, entre outros. Milton Neves deixou a Record em fevereiro a convite de Roberto Justus, que, através de sua empresa Brainers TV, ia produzir o programa para a Band. Mas um impasse comercial deixou o futuro do apresentador incerto por alguns dias. Band perde Mariana Ferrão para a TV Globo
Apresentadora do Jornal da Band, Mariana Ferrão foi contratada pela Globo. A notícia foi confirmada pelo próprio colega de bancada, Ricardo Boechat, em seu programa de segunda-feira (31/03) na BandNews FM. A jornalista começou no telejornal fazendo a previsão do tempo, mas acabou deslocada pela Band para mesa dos apresentadores. Mariana será repórter. Não foi informada a data de início do trabalho na emissora. Sabe-se que já começou a busca da substituta, que também ficará ao lado de Boechat e Joelmir Betting.
César Filho e Analice Nicolau assumem a apresentação do Aqui Agora
César Filho e Analice Nicolau juntam-se a Christina Rocha na apresentação do Aqui Agora a partir de terça-feira (01/04). Luiz Bacci volta às reportagens e Joyce Ribeiro volta a editar o Jornal do SBT e também a ser apresentadora substituta. Herbeth de Souza, que apresentava o Aqui Agora, foi demitido acusado de agredir o produtor Renato Coimbra, durante o programa do dia 20/03.
Rádio Eldorado terá rede de seis correspondentes internacionais
A partir de segunda-feira (31/03), seis jornalistas dos Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, Suíça, China e Israel vão participar das duas edições do Jornal do Eldorado, da Rádio Eldorado. É o que a emissora está chamando de Rede de Correspondentes, cuja função é enriquecer a produção jornalística da rádio. Renato Roschel (Inglaterra), Cláudia Trevisan (China), Mariana Guimarães (Buenos Aires), Liliana Falabella (Estados Unidos), Jamil Chade (Genebra) e Gabriel Toueg (Israel) participarão da programação da rádio. No Jornal Eldorado primeira edição (das 5h30 às 10 horas pela AM 700 e das 5h30 às 9 horas pela FM 92,9), eles participam de dois giros de correspondentes com seis boletins de um minuto cada. No Jornal Eldorado segunda edição (das 17 às 20 horas pela AM), um giro com os seis boletins também de um minuto cada um. Também entrarão ao vivo duas vezes por dia na FM, de 30 segundos cada e sempre com três manchetes. Os horários desses boletins são entre 17 e 18h e entre 19 e 20h. Fonte: http://www.comunique-se.com.br/

Enciclopédia do centenário do Villa Nova

Conforme amplamente anunciado, está finalizado o livro VILLA NOVA: 100 ANOS DE GLÓRIA EM VERMELHO EBRANCO, que já recebeu o apelido de Enciclopédia do Villa Nova. Patrocinado pela AngloGold Ashanti,tradicional parceira do clube, o livro tem 616 páginas, recheado com 350 fotos de variadas épocas. A obra reúne as principais conquistas, detalhada com inéditas fichas técnicas, os grandes ídolos, os técnicos que marcaram época e as deliciosas histórias deste time, que é um dos mais importantes do futebol brasileiro. VILLA NOVA: 100 ANOS DE GLÓRIA EM VERMELHOEM BRANCO é uma obra de referência para todos os apaixonados pelo futebol e brinda os leitores de bom gosto com um texto de elevado nível literário.O lançamento mundial do livro será no dia 14 de abril, às 19h, no Centro de Educação Ambiental (CEA) da AngloGold Ashanti, em Nova Lima. A partir da manhãdo dia 15 de abril, o torcedor villa-novense e os amantes do futebol poderão adquirir o livro na Butiquedo Leão.
Fonte: Jornalista Wagner Augusto Álvares de FreitasAssessor de Imprensa e Historiador do Villa Nova Atlético Clube Contatos:Cel: 31-9948-5513 E-mail: <wagneraugusto@camarabetim.mg.gov.br>Vem aí a Enciclopédia do Leão

A dança dos técnicos

Villa Nova traz Alemão (ex- Rio Branco de Andradas)
De calculadora na mão, o Leão do Bonfim começa asemana que antecede a última rodada da Primeira Fasedo Campeonato Mineiro com uma novidade no banco. Otécnico Eugênio Carlos deixou o clube e em seu lugarassume Sebastião Carlos Brandão Alvarenga, o Alemão,que o último sábado estava no comando do Rio Branco deAndradas.De acordo com o supervisor Índio, Alemão chega aNova Lima na terça-feira, quando será apresentado aoelenco. Alemão foi atleta do Villa Nova na época dovice-campeonato mineiro de 1997 e técnico do time em2002.Com a chegada do novo treinador, o Leão inicia seuspreparativos para a rodada decisiva do certame mineiroe também para o segundo semestre. Além de vencer oIpatinga no Vale do Aço, o clube nova-limense precisacontar com um tropeço (um empate serve) de Ituiutaba,Guarani e Rio Branco, que enfrentam, respectivamente,Democrata-SL, Atlético e Social.Para alcançar a Série C, a tarefa é menos árdua:vencer o Ipatinga e torcer por um tropeço (um empateserve) de duas dessas equipes: Ituiutaba, Guarani eRio Branco.
Fonte: Jornalista Wagner Augusto Álvares de FreitasAssessor de Imprensa e Historiador do Villa Nova Atlético Clube Contatos:Cel: 31-9948-5513 E-mail: <wagneraugusto@camarabetim.mg.gov.br>Vem aí a Enciclopédia do Leão
Treinador de goleiros dirige o Rio Branco contra o Social
Depois da goleada por 6 a 0 para o Atlético, que resultou na saída do técnico Alemão, a diretoria do Rio Branco, de Andradas, anunciou que o time, para a rodada final da primeira fase do Campeonato Mineiro, será dirigido pelos membros remanescentes da comissão técnica, sob a liderança do treinador de goleiros Nilton Orlando da Costa. O Rio Branco, que ainda tem pequenas chances de conquistar a vaga nas semifinais do Estadual, vai encarar o Social, domingo que vem, em Coronel Fabriciano.
Fonte: Portal Uai
Obs: Como atleta, Alemão, que é radicado em Adradas, encerrou a carreira no Campeonato Mineiro do Módulo de 2000, atuando no Tupi, ao lado do Adil.

BR 267 em uma hora e meia

Por Robson Rocha
Nesta sexta-feira, 28/03, fizemos uma pequena viagem, na volta, em pouco mais de 130 quilômetros, viemos observando alguns detalhes. Logo nos primeiros 10 quilômetros, tivemos que parar. A pista estava fechada, algumas árvores foram cortadas e caíram no meio da pista. Aproveitei para fazer algumas imagens e enquanto isso a Michele foi procurar o responsável, no local, para pegar informações.O que chamou mais a atenção foi o naipe do chefe da turma. Era um camarada estranho, sem camisa que, quando viu o carro da TV, foi pra trás do Fiat Uno. Mas ele passou pra Michele que o corte era autorizado pelo IEF e eram árvores com risco de cair na pista. Sem ter como confirmar as informações, levamos o que tínhamos e depois o pessoal da redação confirmaria. Seguimos e chegamos à BR 267. Estrada que já esteve em um estado lastimável, mas agora, diante do que já foi, está com um estado de conservação razoável. Ainda existem alguns trechos com buracos. Acostamento nem pensar! Há muito mato e quase não existe sinalização. Além disso, a rodovia é muito estreita. Eu não aconselho ninguém a passar por ela à noite. Rodamos uns cinco quilômetros e demos de cara com um monte de urubus na pista. Como vinha um carro no sentido contrário, tive que segurar no freio para não fazer um strike. Uma ave dessa bater no carro já faz um estrago considerável, imagine se eu tivesse atropelado o bando de bichinhos. Com certeza, algum iria parar no colo da Michele. Mas, como o bicho é o mascote do time dela, talvez ela não se importasse... Logo chegamos ao pior trecho da estrada, em Argirita. No primeiro trevo da cidade há muitos buracos e não tem jeito de escapar. Cinco quilômetros à frente, no início da serra, existe um viaduto em curva muito perigoso e, pra piorar, parte da laje dele cedeu e ficou um enorme buraco em uma das pistas, obrigando o motorista a ir para a contra-mão.Menos de dois minutos se passaram e um carro parado na estrada, sem acostamento. Um homem fez sinal. Ficamos na duvida, são tantos casos de assalto em estradas que a gente fica com receio. Mas paramos. O homem pediu que anotássemos um número de telefone para que pedíssemos socorro para ele, porque ali o celular não funcionava. Para pedir socorro dali, só se fosse com sinal de fumaça! Pois nos quase 100 quilômetros entre Juiz de Fora e Leopoldina, celular só no trecho urbano de Juiz de Fora, um pequeno trecho em Bicas e depois só em Leopoldina. No restante, não existe modo de se comunicar em caso de emergência.Sinal nessa estrada, só quando motoristas piscam o farol como forma de aviso. E, foi o que aconteceu. Seguimos viagem e alguns motoristas começaram a avisar que a pista estava interrompida ou com parte dela interditada.Logo encontramos um acidente. Segundo um dos motoristas, ele ia com o cavalo (caminhão sem a carreta) buscar sua carreta em Leopoldina, quando um carro estava ultrapassando uma carreta que vinha em sentido contrário em local proibido.O motorista do carro teria reduzido a velocidade por causa de um buraco e o condutor do cavalo, para não bater de frente no carro, segurou no freio. Porém o cavalinho rodou e bateu na carreta. O motorista do carro seguiu viagem e nem para prestar socorro serviu.E mais uma vez, por falta de sinal de celular, ficaram esperando a Polícia Rodoviária Federal por mais de 4 horas e não sei quanto tempo ainda esperaram. Seguimos na estrada que, em vários trechos, tem parte da pista interditada, por queda de barreira ou mesmo porque parte da estrada caiu. E isso, com uma placa de sinalização, mas já no local.Pintura na pista, nem pensar! Isso tudo sem esquecer que a Br 267 é uma estrada movimentada e por onde passam muitos veículos grandes.Algumas carretas passam tão perto do nosso carro, que um espirro pode ser suficiente para causar um acidente.Fiscalização é outra coisa inexistente nesta estrada, passamos por um caminhão que estava sendo carregado de toras de madeira. Mas, não há nenhuma árvore ali. Além do caminhão, havia um outro veículo que não dá pra dizer o que é, um jipe ou um trator. Mas, outros montes de toras estavam no chão para ser carregados. Se não há fiscalização, quem somos nós para parar no meio da estrada, e sozinhos perguntar quanto à legalidade da madeira. Fora isso, existe o abuso e a falta de respeito às leis de trânsito. Não é difícil ver situações como essa na 267. E lembrando que um apressadinho desse que pode ter causado o acidente entre os dois caminhões. Em muitas vezes, os imprudentes podem causar a morte de pessoas inocentes.Mas, se existem os apressadinhos das rodovias, existem também as tartarugas das estradas. Um fusca seguia na minha frente a mais ou menos quarenta e cinco quilômetros por hora em um trecho onde é permitido rodar a oitenta quilômetros por hora. É um perigo uma coisa dessas. Na TV, temos uma norma rígida quando à direção de carros. Respeitar a sinalização, não ultrapassar o limite de velocidade e ter uma direção defensiva. Mas, quando você encontra um fusquinha pela frente, é duro! Ele não anda e não te deixa andar. E ainda tem uns motoristas que parece que só dirigem em estrada de chão e quando levam o fusquinha para o asfalto, não conseguem circular em uma pista apenas. Ficam meio que balançando entre as pistas. Se fosse pelo menos o Herbie! Pra não perder a boa, o jeito é parar em algum ponto que haja um vendedor de beira de estrada e tomar uma água de coco. Aí, ligamos para o pessoal socorrer o seu fulano, que passamos por ele havia mais de uma hora.Cabeça fresca e sono espantado, vamos acabar o caminho.Depois de uma hora e meia de estrada, é hora de encarar o trânsito lento na cidade. E pensar que eu reclamei da velocidade do fusquinha! Já na rua da TV, levamos quase quinze minutos para chegar da esquina na porta da emissora. Era horário de pico, em plena sexta-feira. Quem saía do trabalho, tentava uma brechinha para entrar no fluxo de veículos. Na outra esquina, tudo parado em função da Avenida Rio Branco e de um sinal próximo. Enfim, que saudade da estrada!
Fonte: http://noticiasforadoar.blogspot.com/

BR 393 - Rodovia Lúcio Meira

Construtora espanhola vai investir R$ 350 mi na BR-393 Por Gerusa Marques - Agência Estado
A construtora espanhola Acciona vai investir, nos próximos cinco anos, R$ 350 milhões em melhorias na BR-393, que liga a Via Dutra, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, à cidade de Além Paraíba, na divisa de Minas Gerais com o Rio. O anúncio foi feito hoje após a assinatura, no Ministério dos Transportes, do contrato que oficializa a concessão de 200 quilômetros da rodovia obtida em leilão no ano passado. O diretor-geral de Concessões da Acciona no Brasil, Ricardo Rios, afirmou que somente nos seis primeiros meses serão investidos R$ 25 milhões na reabilitação da rodovia e na construção de praças de pedágio, além da duplicação de um trecho de 30 quilômetros próximo a Volta Redonda. Segundo ele, o pedágio do trecho sob concessão, de R$ 2,94, deve começar a ser cobrado daqui a seis meses, quando a Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) certificar o cumprimento das exigências estabelecidas na concessão. A empresa espanhola ganhou o leilão oferecendo pedágio que representou um deságio de 27% em relação ao teto fixado pelo governo, que licitou sete trechos de rodovias. O trecho por ela administrado terá três pedágios. Rios assegurou que a crise econômica americana não afeta a disposição do grupo em continuar investindo no Brasil, inclusive em futuras novas concessões de rodovias, mas exige maior seletividade de aplicação. "O país, que está crescendo e tem a inflação sob controle, é hoje estratégico para a Acciona", assinalou. O grupo espanhol, que opera em sete países, atuando também nas áreas de energia, logística, infra-estrutura, água e construção civil, obteve um faturamento de 8 bilhões de euros no ano passado.

Séries C e D 2009

Série C com 20 equipes em 2009:
A Série C do Brasileirão vai adotar em 2009 a mesma fórmula da Série B. A partir do ano que vem, a terceira divisão vai ser disputada por apenas 20 equipes, sem classificação conforme os Estaduais. Os quatro rebaixados da Série B, em 2008, se juntam aos dezesseis mais bem classificados do torneio deste ano, a partir do quinto lugar, para formar a Série C de 2009, que também terá vinte equipes.
Série D vai ser criada em 2009 com 64 times:
Também em 2009 será criada a Série D do Brasileirão. A quarta divisão, comum nos países europeus, vai assumir o modelo que hoje é adotado pela terceira divisão: 64 times, classificados de acordo com os Estaduais. A nova competição será regionalizada, e aberta aos clubes indicados pelas federações estaduais. O Tupi, que tem vaga garantida na Série C 2008, foi vice da taça Minas, precisa ficar atento, se não for possível subir para a Série B, que garanta uma vaga para 2009.

domingo, 30 de março de 2008

Muçulmanos e Católicos

Muçulmanos superam número de Católicos no mundo, a informação é do Vaticano Famílias islâmicas têm mais filhos, diz editor do Anuário Pontifício. O número de muçulmanos superou, pela primeira vez, o de católicos, fazendo comque o Islamismo seja a religião com maior número de adeptos no mundo, de acordo com o Vaticano. Dados recolhidos em 2006 indicavam que 19,2% da população mundial era formada por muçulmanos, enquanto 17,4% eram católicos, uma diferença de 1,8% pró-muçulmanos, disse o editor do Anuário Pontifício, monsenhor Vittorio Formenti, em entrevista publicada na edição deste domingo, 30/03, do jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano. Vittorio Formenti diz, contudo, que o número de cristãos pode chegar a 33%, se forem levados em conta também os adeptos da igreja ortodoxa, os anglicanos e os protestantes. A maior proporção de católicos, 49,8%, está na América Latina, segundo o editor do anuário do Vaticano. O Anuário diz que a proporção da população de católicos do mundo é razoavelmente estável, mas a porcentagem de muçulmanos vem aumentando por causa da alta taxa de natalidade neste grupo.

Colômbia

França destaca avião para aguardar libertação de Betancourt PARIS (Reuters) - A França enviou um avião à Guiana Francesa que ficará preparado para levar a refém franco-colombiana Ingrid Betancourt no caso de haver um acordo entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para a libertação dela, disse o gabinete do presidente francês Nicolas Sarkozy no domingo. "O avião está levando equipamentos médicos", disse um porta-voz. O avião executivo Falcon 900, que geralmente acompanha Sarkozy em viagens internacionais, pousou num campo aeroportuário próximo a Cayenne, capital da Guiana Francesa, no sábado e está "pré-posicionado" em alerta, informou o gabinete. O porta-voz disse que o avião ficará estacionado até segunda-feira quando será substituído por outro avião totalmente equipado com aparelhos médicos. A Colômbia disse no sábado que a França estaria disposta a receber ex-guerrilheiros das Farc como parte de um possível acordo para libertar uma série de reféns mantidos pela guerrilha, incluindo Betancourt. A proposta é parte de um pacote de ofertas feitas pelo presidente colombiano, Alvaro Uribe, para as Farc, num esforço para levar os rebeldes a libertarem os reféns sequestrados, mantidos há até 10 anos em acampamento secretos na selva. Nesta semana, Uribe fez um apelo para que os combatentes das Farc aceitem suas ofertas de recompensas em dinheiro e sentenças de prisão reduzidas para abandonar as fileiras rebeldes e entregar os reféns. França, Espanha e Suíça realizam esforços para chegar a um acordo para a troca de combatentes das Farc por reféns mantidos pela guerrilha. As pressões neste sentido aumentaram depois de relatos indicando que a ex-candidata presidencial Betancourt está gravemente doente após seis anos no cativeiro. (Reportagem de Gerard Bon)

Futebol Brasileiro

Campeonato Mineiro
Módulo 1 Cruzeiro 2 x 0 Ipatinga Guarani 1 x 1 Ituiutaba Democrata-SL 0 x 3 Uberaba
Última rodada - domingo 06/04 Tupi x Cruzeiro - Juiz de Fora
Atlético x Guarani - Belo Horizonte
Social x Rio Branco - Coronel Fabriciano
Ipatinga x Villa Nova - Ipatinga
Ituiutaba x Democrata-SL - Ituiutaba
Uberaba x Democrata-GV - Uberaba
Módulo 2 Poços de Caldas 0 x 0 Araxá
Campeonato Carioca Botafogo 3 x 1 Fluminense Duque de Caxias 0 x 1 Resende Vasco 1 x 2 Volta Redonda Boavista 3 x 0 Americano Macaé 3 x 1 Friburguense Cardoso Moreira 1 x 1 Cabofriense América 1 x 1 Mesquita Campeonato Paulista Bragantino 0 x 2 São Paulo Corinthians 3 x 1 Marília Guaratinguetá 2 x 0 Sertãozinho Mirassol 2 x 3 Ituano

Campeonato Carioca

Boa Vista e Americano Pela primeira vez desde que começou a Taça Rio o Americano entra em campo com outro objetivo além de tentar fugir do rebaixamento. O time de Campos enfrenta hoje o Boavista, às 15h, no estádio Eucy Resende Mendonça, em Bacaxá, pela penúltima rodada da Taça Rio. Com chances matemáticas de classificação para a Série C do Campeonato Brasileiro, a equipe vai em busca de sua terceira vitória consecutiva. As duas vitórias sobre América e Volta Redonda trouxeram de volta a tranqüilidade ao Parque Tamandaré e os jogadores demonstram confiança para encerrar bem o Campeonato Estadual, e se possível com a vaga para a Terceira Divisão do Brasileiro. O treinador Toninho Andrade, que em quatro jogos no comando do clube tem aproveitamento de 75% com três vitórias e apenas a derrota contra o Fluminense, tinha uma dúvida para definir a equipe e promoverá a volta de Leandro Matera na vaga de Isaías, repetindo assim a escalação de sua estréia contra o Cardoso Moreira. "O elenco está com o astral renovado e não vamos pensar apenas em se safar do rebaixamento. Vamos agora em busca de novos rumos neste Estadual e mesmo fora de casa, temos condições de vencer, é só repetirmos as últimas atuações. Chegou a hora do time jogar com inteligência, pois longe do Godofredo Cruz a história é outra", disse o técnico. O goleiro Wender demonstra otimismo. O camisa 1 está confirmado para enfrentar o Boavista. "Saímos de um objetivo e vamos para outro. Estávamos focados em evitar o rebaixamento e agora é continuar vencendo para poder brigar pela Série C", completa. Cardoso Moreira e Cabofriense O Cardoso Moreira, lanterna do Grupo A, com apenas um ponto conquistado, precisa da vitória para se manter vivo na competição. Para o jogo, o técnico Jeová Ferreira não poderá contar com Pandora, expulso no último jogo, contra o Botafogo. O friburguense vai tentar surpreender. Macaé e Friburguense
Já o Macaé, sétimo colocado do Grupo A, também quer a vitória para subir algumas posições na tabela e terminar o campeonato bem. Jogando em casa, o comandante Tita terá apenas o volante Marcinho como desfalque. O técnico aposta em uma formação ofensiva para sair de campo com mais três pontos na Taça Rio. Fluminense e Botafogo Com a vaga assegurada nas semifinais do segundo turno do Estadual, Fluminense e Botafogo fazem hoje, às 18h10, no Maracanã, o clássico vovô, válido pela sétima rodada da Taça Rio. Lideres de seus respectivos grupos, as equipes farão um jogo recheado de reservas. Tanto Renato Gaúcho, técnico do Tricolor, quanto Cuca, treinador Alvinegro, deverão poupar alguns jogadores titulares. O Botafogo conquistou a classificação antecipada na última rodada, ao vencer o Cardoso Moreira por 1 a 0. O Fluminense também garantiu a vaga na rodada de meio de semana, depois de golear o Mesquita, por 4 a 1. No Tricolor das Laranjeiras, Renato Gaúcho deverá usar nada mais que 10 reservas contra o Botafogo. O técnico quer poupar os jogadores titulares para a próxima partida, pela Libertadores, contra o Libertad. Em caso de vitória, o Fluminense garante a classificação antecipada para as oitavas-de-final da competição continental. Já no Botafogo, Cuca também deverá utilizar reservas. Alguns por opção, outros por necessidade. Zé Carlos continua afastado da equipe, com dores musculares. Adriano Felício, machucado, também não joga. Com isso, o técnico pode alterar o esquema tático e colocar em campo três atacantes, como na vitória contra o Cardoso Moreira. Já o volante Túlio e o lateral-direito Alessandro devem ser poupados. A boa notícia é o zagueiro Ferrero, que ficou de fora da última partida por contusão, e voltou a treinar com bola. O argentino está liberado pelo departamento médico para o clássico. Vasco e Volta Redonda O Vasco encara o Volta Redonda hoje, às 16h, em São Januário. Se vencer, o Gigante da Colina praticamente garante a classificação nas semifinais do segundo turno.

sábado, 29 de março de 2008

CAMPEONATO REGIONAL 2008

Ribeiro Junqueira mais próximo de parceria histórica.. Retornou de Portugal nesta quarta-feira 26/03, o Prof. Wilson Rodrigues técnico do E.C. Ribeiro Junqueira, motivado pelo resultado das reuniões com a diretoria do Sporting Lisboa e Benfica, onde foi apresentado o cumprimento das exigências para a consolidação dessa histórica parceria, que mudaria o rumo esportivo da nossa cidade e região, criando oportunidades para jovens talentos. Algumas tarefas foram designadas ao nosso representante junto ao clube Português e a diretoria do Ribeiro Junqueira já está empenhada nesse processo. Acreditamos que em muito breve estaremos noticiando um fato de relevante grandeza para o futebol mineiro. Assim trabalha a diretoria do Esporte Clube Ribeiro Junqueira, com profissionalismo e seriedade. Prof. Wilson Rodrigues apresenta sua comissão técnica.. Com histórico invejável Prof. Wilson Rodrigues apresentou sua comissão técnica formada por Sr. Augusto Ferreira " Mordomo", Sr. Walfridez " Massagista" o popular Bacalhau e Sr. Geraldo Franklin " Auxiliar Técnico e Preparador de Goleiros", que assinaram contrato com R.J. para temporada 2008, trazendo na bagagem importantes títulos no cenário nacional e internacional. Preparou a equipe rubro negra campeã em 1989 da 3ª Divisão. O RJ ]iniciou as atividades com a apresentação dos jogadores que movimentou a cidade de Leopoldina e região. Atletas de várias cidades e outros estados se apresentaram para formar a equipe do RJ para as disputas do Regional 2008 e 2ª Divisão do Campeonato Mineiro. Fonte: http://www.ribeirojunqueira.com.br/

1964 – O ANO QUE A LUZ APAGOU - 2ª Parte

Laerte Braga*
O golpe de 1º de abril de 1964 aconteceu numa clara intervenção política dos Estados Unidos no Brasil (se estenderia a toda a América do Sul depois), montada e orquestrada pelas classes dominante, à frente a paulista e a cooptação dos militares comandados por Washington se deu pela presença do general Vernon Walthers. A presença do Brasil na IIª Grande Guerra aconteceu como parte da força norte-americana e Walthers era o oficial de ligação entre os militares brasileiros e o comando dos EUA. Falava fluentemente o português e era amigo entre outros de Castello Branco, primeiro "presidente" do círculo/circo de horrores militar. Olímpio Mourão Filho, comandante da IV Região Militar, sediada em Juiz de Fora, Minas Gerais foi apenas um instrumento da chamada linha dura (extrema-direita) que buscou antecipar-se ao golpe dentro do próprio golpe e foi logo engolido pelo grupo pró-EUA. Mourão era ligado a Juscelino e sua história registrava a montagem do chamado Plano Cohen. Um plano criado para implantar a idéia do perigo comunista e permitir a Getúlio Vargas, em 1937, o golpe do Estado Novo. Permitiu o elemento surpresa e desmontou o esquema militar do presidente Goulart, montado por seu chefe de Gabinete Militar, general Assis Brasil, num momento que o então ministro da Guerra (hoje do Exército), Jair Dantas Ribeiro se encontrava hospitalizado e acéfalo o Estado Maior janguista. O próprio Jango desistiu da reação quando já no Rio Grande do Sul forças legalistas sob o comando do general Ladário Teles garantiam ao presidente condições efetivas de enfrentar os golpistas, até porque Leonel Brizola já havia tomado também o governo do Estado (o governador Ildo Meneghuetti fugira para o interior). O golpe, num primeiro momento, promoveu uma limpa dentro das próprias Forças Armadas evitando qualquer reação à frente e tratou de isolar o marechal Teixeira Lott, principal liderança legalistas, mas na reserva. O grupo militar vencedor passou a executar a política de horrores das prisões indiscriminadas, da barbárie da tortura, dos assassinatos políticos, de operações conjuntas com outras ditaduras na América do Sul, a chamada Operação Condor, transformando, definitivamente, o perfil do País e dessa parte do continente americano, atrelando-o aos interesses dos Estados Unidos, conduzidos pelos verdadeiros donos do poder. As elites do campo e da cidade, latifundiários, banqueiros, grandes empresários. Três figuras se destacam como representantes diretos desse meio. Roberto Campos, Delfim Neto e Mário Henrique Simonsen. Assim como Pedro Malan foi o mais qualificado funcionário norte-americano no período dito democrático, o governo de Fernando Henrique Cardoso (punha e dispunha, controlava o presidente e sua vaidade inclusive). A sístole e a diástole definidas por Golbery são uma realidade. Lula está fora desse contexto independente de maior ou menor avaliação de mérito de seu governo e tem razão quando afirma que a oposição "destila ódio". Está possessa por não ter a chave do cofre e por não poder mostrar serviços efetivos aos que pagam e controlam, Washington. Os militares? Foram apenas os bárbaros e cruéis executores da parte da borduna nesse processo todo, falo de 1964. A Polícia qualificada dos Estados Unidos, os executores das ordens das elites. Coube a eles o serviço sujo e o fizeram com tal zelo que até hoje devem ao Brasil e aos brasileiros a explicação e a verdade de toda a imundície subterrânea do ódio e da violência. Ao abraçar a tese que as Forças Armadas não podem ser "desmoralizadas" pelos excessos do período, ou que estavam em guerra (quebraram a ordem constitucional), na verdade, de fato se desmoralizam, de fato e diante da História. Como afirmou Samuel Johnson, "o patriotismo é o último refúgio dos canalhas". Escudaram-se nessa doença típica da extrema-direita. Entre 1964 e 1984 a luz esteve apagada numa escuridão sangrenta e estúpida promovida pela ditadura. Hoje a luz está acesa, mas teimam em tentar apagá-la, mesmo que sob a batuta de uma farsa democrática. O que existe de fato é a velha luta de classes. E continua a não existir saída no chamado mundo institucional, mero instrumento para o processo revolucionário no sentido real da palavra. Se em 1964 vivíamos o fascínio da revolução que libertou Cuba, hoje vivemos a realidade de Hugo Chávez e do bolivarianismo. Evo Morales, Rafael Corrêa (mas ainda devendo algumas explicações sobre o ataque terrorista da Colômbia que matou Raúl Reyes) e governos com maior nível de independência em relação à matriz. Dentre eles o Brasil. E num contexto de uma única superpotência, mas tal e qual os tempos do Vietnã, atolada num fracasso político e militar no Iraque. As personagens sombrias como Carlos Lacerda, Ademar de Barros, Magalhães Pinto e outros foram engolidos na voracidade desse monstro e só se perceberam instrumentos quando do momento da execução (política). 1964 não foi nada além de uma quartelada e um capítulo da luta de classes. Naquela batalha vencida pela barbárie. A luta permanece, noutro contexto de tempo e espaço, mas é basicamente a mesma.
*Laerte Braga é Jornalista

Futebol - resultados

Campeonato Mineiro
Modulo 1
Rio Branco 0 x 6 Atlético
Estádio Parque do Azulão em Andradas
Rio Branco: André Zandoná, Pepe, André Alves, Zé Roberto e Mendes (Biro Gomes); Rodrigo Costa, Cláudio Brito, Anderson (Rodrigo) e Régis Pitbul; Bruno Mineiro e Rodriguinho (Welington Paulo). Técnico: Alemão Atlético: Juninho, Gerson, Marcos, Leandro Almeida e Tiago Feltri; Rafael Miranda, Danilinho (Marcelo Nicácio), Márcio Araújo e Eduardo (Xaves); Marinho (Vanderlei), e 11-Renan. Técnico: Geninho
Gols: Leandro Almeida aos 5’1T, Marinho aos 30’1T, Danilinho aos 3’2T, Eduardo aos 20’2T, Márcio Araújo aos 23’2T e Marcelo Nicácio aos 38’2T
A: Ricardo Marques Ribeiro A1: Márcio Eustáquio Santiago A2: Helbert Costa Andrade 4°A: Benedito dos Santos
Cartões Amarelos: Zé Roberto, Cláudio Brito, Anderson e Regis Pitbul (Rio Branco); Rafael Miranda, Danilinho, Renan, Xaves e Marcelo Nicácio (Atlético).
Público: 3.964, Renda: R$ 40.645,00
Módulo 2
O América empatou com a URT por 3 a 3, neste sábado, no Independência. O time da capital chegou a abrir 3 a 1 no marcador, mas acabou sofrendo o empate. Com o resultado, o América permanece na segunda colocação do Módulo II com 17 pontos. Já o time de Patos de Minas está em quarto, com 13. Os gols do América foram marcados pelo meia Thiago Silva, duas vezes, e pelo atacante Douglas. Para a URT, o zagueiro André Alagoano marcou duas vezes e Ditinho assinalou o gol de empate. Na próxima rodada, o América recebe o Uberlândia, quinta-feira, às 20h30, no Independência. Já a URT joga contra a Passense, quarta-feira, fora de casa. Confira os outros jogos da rodada: Uberlândia x Itaúna
Valério x Formiga
Passense x Caldense
Poços de Caldas x Araxá
Ideal x União Luziense
Campeonato Carioca
Flamengo 0 x 0 Madureira
Confira os outros jogos da rodada:
Duque de Caxias x Resende
Boavista x Americano
América x Mesquita
Macaé x Friburguense
Vasco x Volta Redonda
Cardoso Moreira x Cabofriense
Botafogo x Fluminense
Campeonato Paulista
Palmeira 3 x 1 São Caetano
Rio Claro 1 x 1 Santos
Rio Preto 0 x 1 Paulista
Juventus 2 x 2 Guarani

1964 – O ANO QUE A LUZ APAGOU - 1ª Parte

Laerte Braga* Quem olhar para o 1º de abril de 1964 e para o 28 de março de 2008, 44 anos depois, vai constatar que certo estava o general Golbery do Couto e Silva, chamado de "o bruxo", quando disse que no "Brasil vivemos momentos de sístole e momentos diástole". O general quis dizer que haviam fases que o Brasil necessitava de um governo centralizador (a ditadura) e outras onde poderia descentralizar (a democracia). O que vale dizer que nada muda, todas as vezes que o modelo estiver ameaçado as elites adotam essa fórmula de gerir os "negócios". Ou um, ou outro. O presidente Luís Inácio Lula da Silva disse hoje que "a oposição destila ódio". Há uma diferença fundamental entre Lula e as principais forças políticas que se lhe opõem. Ao PSDB e aos DEMocratas não importa se sístole ou se diástole. Importam os interesses que representam. Isso equivale a dizer que democracia ou ditadura é irrelevante desde que o modelo permaneça inalterado, ou seja, o controle do leme esteja em mãos dos latifundiários, do sistema financeiro, das elites empresariais de São Paulo, todos subordinados à matriz. Golbery do Couto e Silva foi um dos signatários do manifesto dos coronéis que pediram, em 1954, o afastamento do então ministro do Trabalho João Goulart. Goulart havia levado ao presidente Getúlio Vargas o decreto que aumentava em 100% o valor do salário mínimo. O golpe militar de 1964 foi uma decisão de Washington, numa época em que o mundo se dividia entre duas superpotências e diante do impacto da revolução cubana nos povos latino-americanos. A percepção que sair do estado de colônia era possível. Os EUA começavam a enfrentar ainda a catastrófica guerra do Vietnã onde foram batidos política e militarmente, o maior desastre da história daquele país e cujos impactos ainda se fazem sentir até hoje. Estava em pleno vigor a chamada "teoria do dominó". Consistia num raciocínio simples: se uma peça cai, todas caem. Uma comissão formada por grupos privados, coordenada pela Fundação Rockfeller e chamada Comissão Tri-lateral – AAA – (América, Ásia e África) definia pelo lado norte-americano as políticas de intervenção, golpes e toda a sorte de mecanismos de controle sobre os países dependentes. A América Latina era considerada quintal (ainda o é) dos Estados Unidos. No caso específico da América Central ditaduras familiares eram sustentadas (Nicarágua e República Dominicana) por Washington e generais se revezavam no poder nos outros países da Região, ao sabor dos interesses da matriz e de suas respectivas capacidades de serem submissos (preços). Na América do Sul a queda de ditadores como Juan Perón, Rojas Pinilla, Pérez Jimenez e a presença de governos tíbios e subservientes, as crises no Brasil decorrentes das sucessivas tentativas de golpe contra Getúlio (a partir de 1950), JK e a renúncia do tresloucado Jânio Quadros, terminaram no governo João Goulart. Goulart era um misto de estancieiro, rancheiro, pupilo preferido de Getúlio Vargas e com posições à esquerda das elites brasileiras. Assumiu em condições precárias e em um grande acordo que implantou o parlamentarismo como forma de evitar uma eventual guerra civil. De volta o presidencialismo por conta de um referendo, assumiu posturas que contrariavam os interesses dos EUA. Em 13 de março de 1964 baixou vários decretos que culminaram na sua deposição. O que desapropriava as terras às margens de rodovias, ferrovias, leitos de rio e lagos em até oito quilômetros para fins de reforma agrária. O que nacionalizava todo o ciclo do petróleo (distribuição inclusive). O que taxava a remessa de lucros das empresas estrangeiras para suas matrizes e o que abria caminho para a reforma urbana. Tudo dentro de um projeto para o País formulado basicamente pelo ex-ministro e criador da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) Celso Furtado. Ademar de Barros, governador de São Paulo, era, por exemplo, um dos maiores proprietários de terras às margens de rodovias. Antes de abrir uma estrada em seu estado comprava as terras. E com dinheiro público evidente. Carlos Lacerda era um líder de extrema-direita que havia saído dos quadros do Partido Comunista numa transposição histérica e ditada por motivos familiares, candidato a presidente da República no que se imaginava seriam as eleições de 1965. As Forças Armadas brasileiras estavam divididas entre grupos de esquerda, nacionalistas de direita, nacionalistas disso, daquilo, legalistas, mais ou menos legalistas e oportunistas. A revolução cubana era a grande bandeira das forças progressistas. Uma pequena ilha enfrentando a maior potência militar e econômica do mundo e vencendo. A revolução de 1930 aconteceu na gula das elites paulistas que romperam a chamada política café com leite, em que mineiros e paulistas se revezavam no governo numa partilha das fortes elites rurais e incipientes elites urbanas.
*Laerte Braga é Jornalista

Salvador-BA - 459 anos

Salvador (de seu antigo nome completo São Salvador da Baía de Todos os Santos) é uma cidade brasileira, a capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Seus habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, "cidade do Salvador", composto de Σωτήρ ("salvador") e πόλις ("cidade"). Situada na microrregião homônima, Salvador é uma metrópole nacional com quase três milhões de habitantes, o que a deixa como a terceira cidade mais populosa do Brasil pela estimativa de 2007, depois de São Paulo e Rio de Janeiro, primeira do Nordeste e a sétima cidade mais populosa da América Latina (superada por Cidade do México, São Paulo, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago). Essa metrópole é classificada pelo IBGE em comparação com à rede urbana das outras cidades brasileiras como um centro metropolitano regional. A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² (fonte: IBGE) e suas coordenadas a partir do marco da fundação da cidade, no Fortaleza de Santo Antônio são 13° sul e 38° 31' 12'' oeste. Centro econômico do estado, é porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico, tem diversas universidades e uma base naval. A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido a seus enormes festejos populares, como o seu carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África. Fundação 29 de março de 1549, Gentílico soteropolitano(a) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Sábado

No Dia de Hoje 29 Março Outono 2008: Comemoramos o Dia do Aniversário de Salvador/BA e Curitiba/Paraná. Nascida cidade - fortaleza (1549) e cercada por uma paliçada, Salvador, viveu seus primeiros momentos sob a égide de uma arquitetura de taipa e palha, ainda tão em voga na sua periferia, paralelamente ao processo de desenvolvimento urbano. Seus primeiros edifícios, públicos e privados, religiosos ou profanos, de moradia ou de comércio, foram singelos, desprovidos de apuro arquitetônico e sentido de perenidade. Aniversariantes: Lima Duarte - 78 anos (grande ator brasileiro. Minas Gerais/Brasil); Pedro Bial - 50 anos (jornalista e apresentador de TV); Vanessa Giácomo - 25 anos (atriz. Estreou na televisão como personagem principal do remake da novela Cabocla); Jorge Fernando - 53 anos (diretor de TV, teatro e cinema); Lucy Lawless - 40 anos (atriz norte americana. Destacou-se na série "Xena, a princesa guerreira" no papel de Xena) e; Luiza Sá - 25 anos (é uma das guitarristas e bateristas da banda Cansei de Ser Sexy). RODRIGO TUBARAUM Blog: http://tubaraumradioshow.blogspot.com Site: www.setecolinas.com.br

A morte anunciada do rádio AM no Brasil

Edemar Annuseck* A preocupação com o rádio AM brasileiro não é só minha. No e-mail, no orkut, no blog recebo diariamente referências a respeito da situação do rádio AM em nosso país. Estão querendo "matar" mesmo o rádio AM. Um dos e-mails cita até que o rádio AM vai acabar, como que prevendo o pior. Não só não concordo com essas afirmações como vou mais longe. "Tem muita gente interessada em acabar com o rádio AM, isso parece se confirmar cada dia. É o caso dos próprios fabricantes de rádios para carros e portáteis que não sei por que preferem produzir rádios só com a freqüência FM. Rádios com Ondas curtas então nem falar". E para mostrar que as críticas e alertas não são exclusividade minha, transcrevo hoje comentário postado pelo jornalista Sérgio Guimarães*, grande companheiro de outras jornadas e correspondente de várias emissoras brasileiras no Rio de Janeiro. Sérgio é o repórter mais bem informado dentro da CBF. Descaso O comentário de Sérgio Guimarães foi publicado na quarta-feira (26) no site www.papodebola.com.br do Edu César de Porto Alegre, o namorado titular de Singklews Markiueubsw, estrela maior da música pampesca."Eu precisei comprar um aparelho de rádio AM/FM com som digital para servir de apoio nas transmissões dos meus jogos e eis a surpresa: andei pelo heterogêneo Centro do Rio, pela moderna Barra da Tijuca, bairro dos shoppings e pela tradicional Tijuca numa peregrinação sem fim. Em todas as lojas que eu entrava a resposta era sempre a mesma: "só temos MP3, MP4 ou rádio FM". Por fim, consegui a muito custo e a muita procura achar um bendito aparelho. Foi só depois dessa procura que me lembrei da matéria de um blog de comunicação, onde alguns jornalistas, inclusive de Rádios AM, afirmavam que não existe mais rádio AM, ao menos em cidades grandes como Rio e São Paulo. Segundo eles, os novos ouvintes não foram educados para aprender a ouvir AM e a tecnologia também não evoluiu para essa faixa de onda. Na época, estas afirmações me deixaram preocupado e um tanto indignado, pois eles, como eu, também trabalham em AM e deveriam, ao menos, fazer um esforço mínimo para mudar esse quadro e não simplesmente aceitá-lo de forma tão pacífica. Hoje, mantenho minha indignação com os colegas, afinal eu amo o rádio AM e não aceito a degradação que o veículo vem sofrendo nos últimos anos.PreocupanteContinua a narrativa de Sérgio Guimarães. "Hoje realmente, de um modo geral, os jovens não ouvem rádio e AM muito menos. A garotada do século XXI infelizmente não ouve rádio, não lê livros e nem jornais, e só anda com os benditos MP3 e fones nos ouvidos. Por isso, eles não sabem de quase nada que fuja do seu universo virtual, egoísta e restrito, e por isso também mal sabem o que ocorre no Brasil e no mundo, mal sabem ler e escrever, e acabam por diminuir as demandas por aparelhos de rádio AM, livros e jornais.Hoje o rádio vem sendo sucateado na sua filosofia e perdendo espaço para grupos religiosos, que, com seu poder financeiro, arrendaram várias das mais tradicionais rádios do Brasil, deixando desempregados seus funcionários e órfãos seus ouvintes, que, talvez desiludidos, tenham deixado um pouco de lado a paixão pelo rádio. Sintonia e gênios Sérgio Guimarães aborda outro aspecto crucial que o rádio AM de hoje enfrenta."Outro problema do rádio moderno diz respeito à dificuldade que o rádio AM tem para pegar bem nas grandes cidades, como Rio e São Paulo, devido à propagação das mais variadas ondas eletromagnéticas da vida atual.Há ainda, ao meu ver, o mais grave dos problemas. Hoje em dia, devido a todos os fatores anteriores, existe uma escassez muito grande de boa mão-de-obra no rádio, pois houve pouca renovação em vários setores, como por exemplo na área de operadores de externa e até mesmo de áudio. Há também pouquíssimos novos repórteres de rádio surgindo, bem como produtores, pois a garotada hoje usa o rádio de trampolim para a TV, assessoria e sites da internet, que pagam mais, o que não permite aos jovens sua maturação profissional no veículo e, conseqüentemente, sua especialização. Essa falta de gente capacitada no rádio infelizmente tem trazido para as emissoras uma "praga moderna", que vem atacando as rádios brasileiras, com raras e louváveis exceções, onde graças a Deus estão incluídas as emissoras em que eu trabalho Brasil afora.A praga moderna do rádio foi a criação em cativeiro dos "novos gênios", grupo de tecnocratas do rádio, profissionais que supostamente deveriam deter conhecimentos técnicos sofisticados e específicos do veículo rádio, mas que na realidade, paradoxalmente, não passam de reles ex-focas, que saíram das redações dos jornais direto para as editorias das maiores rádios AM do Brasil. Essa nova raça de "radialistas" muitas vezes sequer pegou num microfone ou fez uma reportagem ao vivo, mas com arrogância e despreparo vêm fazendo um esforço enorme, mesmo que inconsciente, para acabar com o rádio AM.Os novos gênios do rádio querem soluções rápidas e imediatas para problemas sócios-políticos-econômicos e culturais, que se arrastam há anos. E para tal, a melhor solução dos "gênios" é globalizar o rádio. A solução é acabar com tradições, acabar com o tripé "música, esporte e notícia", acabar com o regionalismo e com toda antiga ordem das coisas. A ordem é renovar e, para tanto, joga-se fora antigos conceitos e velhos profissionais, como se tudo o quanto existia antes nunca tivesse sido bom.A nova ordem dos "gênios" é fazer do rádio uma espécie de Internet auditiva, como se isso, por si só, fosse a solução milagrosa para o futuro do rádio".Os absurdosCompletando sua análise o Sérgio diz. "Na prática, e falando apenas como mero ouvinte, juro por Deus que nunca vi e nem ouvi tanta barbaridade pelas ondas do rádio. São repórteres, locutores, redatores e editores lendo, escrevendo e reescrevendo o que sai na Internet e se prestando ao papel de respondedores de "chats", como se fossem telefonistas modernos do novo rádio. Isso quando a coisa não cai na vulgaridade e no chulo, novos ingredientes que vem "apimentando" com força total as programações dos novos gênios, inclusive nas transmissões esportivas. Estas então estão sendo invadidas pelos Djs e Mcs, que estão sendo colocados ali pelos "gênios" como animadores de jornadas disfarçados no papel de âncoras, para o desespero, tenho certeza, de nomes como Waldir Amaral, Jorge Curi, Pedro Luiz, Fiori Gigliotti e Oswaldo Faria, que lá do Céu devem estar chorando lágrimas de sangue, vendo seus legados transformados num circo dos horrores. Logo eles, coitados, que tantas inovações importantes trouxeram para o nosso amado rádio, e agora têm que assistir passivos a corruptora globalização transformar o rádio num mercado livre, onde se pode tudo, menos se ouvir um rádio novo, mas que respeite a tradição, o individualismo, a cultura, a ética e a necessidade de quem ouve - isso é claro, sem deixar de lado a prestação de serviço e o companheirismo, marcas primordiais do rádio, principalmente o AM. Vou ficando por aqui, torcendo para que o melhor jargão do rádio, criado, é claro, por São Waldir Amaral, que dizia: "você, ouvinte é a nossa meta". Pensando em você é que fazemos o melhor" seja aprendido pelos novos gênios e repetido com louvor, pois o que é bom tem que ser perpetuado.CaptaçãoA coisa está tão difícil para o rádio AM que como diz o Sérgio Guimarães, que até os fabricantes de rádio ajudam a complicar. Vou mais além. Não só os fabricantes de rádios, como os das antenas para os automóveis também. Hoje os carros já saem de fábrica com antenas internas - um risco preto no vidro da frente ou no traseiro - outros com antenas de pequeno porte na parte superior da lataria que só captam bem as emissoras em FM. Aliás, antenas só para rádio FM mesmo. Quando passei pela Rádio News em São Paulo (2002-2003) senti o drama. A viatura que utilizávamos para o esporte não conseguia sintonizar a rádio com 100 KW de potência na Avenida Paulista (onde se localizavam os estúdios) e nas transversais. Lembrei das antigas antenas Truffi e Olímpus. Pedi ao operador de externa, Nilton Lopes, o Cabeção que procurasse por uma dessas antenas. Certa manhã me ligou da Zona Leste dizendo. "Chefe, achei uma antena. Custa R$ 45. Quer que coloque". Mandei colocar. A partir daquele dia o rádio da viatura da News passou a sintonizar todas as rádios paulistanas na mais paulista das avenidas e por toda grande São Paulo. Ninguém a favor Pra fechar o assunto e para que os senhores, senhoras, jovens, senhoritas e o respeitável público como dizia o saudoso Oswaldo Moreira na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, saibam. Descobri a agência que cuidava das contas do fabricante Olimpus.Fui recebido por Ricardo Natale na agência Gas da Rua Arizona, 4º andar, próximo a Rede Globo de Televisão, na zona sul, em São Paulo. Propus uma campanha para divulgação da antena o que contribuiria para a comercialização, e para a salvaguarda do Rádio AM do Brasil. Isso foi em 2003. Até hoje estou esperando uma resposta da agência. *Edemar Annuseck é Locutor Esportivo e trababalhou nas Rádios Nereu Ramos, Alvorada, Unisul, Clube, Cidade, Globo/CBN (Curitiba), Eldorado (São José dos Pinhais) e Jovem Pan, Tupi e News (São Paulo). * Sérgio Guimarães é Repórter Esportivo da Rádio Bandeirantes Rio e Correspondente de várias Emissoras AM na CBF. Fontes: http://edemarannuseck.blogspot.com/ http://www.carosouvintes.com.br/

sexta-feira, 28 de março de 2008

Sexta-Feira

No Dia de Hoje 28 Março Outono 2008: Comemoramos o Dia do Revisor e Diagramador. Digladiar ou degladiar? Empecilho ou impecilho? Discrição ou discreção? Qual a palavra certa? Quem trabalha como revisor, com certeza, sabe qual está escrita de forma errada. Sua função é ler o texto a procura de incorreções, atuando como fiscal da língua e da linguagem. Deve corrigir erros de sintaxe, ortografia e pontuação, apontando o que deve ser ajustado aos padrões gramaticais. Também é responsável pela leitura do texto final impresso, comparando-o com seu respectivo original. Aniversariantes: Zizi Possi - 52 anos (cantora brasileira); Monica Carvalho - 37 anos (modelo e atriz brasileira. Posou nua em várias revistas masculinas e nesse ano também. É contratada como atriz pela TV Record) e; Sílvia Severo Buarque de Holanda - 39 anos (atriz brasileira. É filha de Chico Buarque e Marieta Severo. Casada com o ator Chico Diaz). RODRIGO TUBARAUM Blog: http://tubaraumradioshow.blogspot.com Site: www.setecolinas.com.br

Campos dos Goytacazes-RJ

Aniversário: 173 anos - Parabéns!!!! História As terras dos índios goitacás começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "Sete Capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinqüenta anos depois, no dia 29 de maio, a Vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de Cidade em 28 de março de 1835. Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goitacazes, entre eles está a partida dos primeiros voluntários para a Guerra do Paraguai, em 28 de janeiro do 1865, pelo vapor "Ceres". Outro momento importante foi o movimento do abolicionismo, que teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros. O jornalista Luís Carlos de Lacerda e José Carlos do Patrocínio, cognominado de o "Tigre da Abolição" foram os maiores expoentes da causa. Porém, foi a última cidade brasileira a aderir a abolição da escravidão. As visitas do imperador Dom Pedro II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos. O surgimento em 1652 da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, hoje menos promissor, dava início ao progresso da região. O petróleo foi oficialmente descoberto no Farol de São Tomé, reativando o desenvolvimento da região. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campos_dos_Goytacazes Hino e sua história
- O hino de Campos foi escrito pelo campista Azevedo Cruz. O hino é fragmento do imenso poema "Amante Averba" e foi musicado pelo francês conhecido como Perissê. O poema é uma exaltação à cidade e as suas belezas naturais. Mas existem várias particularidades e citações na letra. A frase, "intrépida amazona" remete a contos medievais e também a heroína Benta Pereira. O "viridente plaino goytacá" é uma menção aos índios, a planície e suas riquezas naturais. O hino continua citando escritores famosos como na frase "luar como Verona", que remete ao romance Romeu e Julieta, de Shakespeare. Em outra parte, o "Rei do Oriente" fala do rio Paraíba, citado durante várias vezes no hino. "O hino é cheio de citações românticas e orio Paraíba está a todo momento sendo citado mesmo", completa Sílvia.
O hino de Campos dos Goytacazes
Campos, formosa e intrépida amazona
Do viridente e plaino goytacá
Predileta do luar como verona
Terra feita de luz e madrigais
Ó Paraíba, Ó mágica torrente
Soberana dos prados e vergéis
Por onde passas como um Rei do Oriente
Os teus vassalos vêm beijar-te os pés
Nada iguala os teus dons, os teus primores
Val de delícias, o teu céu azul
Minha terra natal, ninho de amores
Urna de encantos, pérola do sul
Ó Paraíba, Ó mágica torrente
Soberana dos prados e vergéis
Por onde passas como um Rei do Oriente
Os teus vassalos vêm beijar-te os pés
Campos, formosa e intrépida amazona
Do viridente e plaino goytacá
Predileta do luar como verona
Terra feita de luz e madrigais
Ó Paraíba, Ó mágica torrente
Rio que rolas dentro do meu peito
Autor: Azevedo Cruz
Fonte: Cássio Peixoto http://www.odiarionf.com.br/

União Ortográfica

O que muda para os brasileiros. GRAFIA • As letras "k", "w" e "y" são incorporadas ao alfabeto. Agora são 26 letras; • O uso do hífen ganha novas regras, mais simples. Uma delas é a não utilização quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente (ex: autoestrada) • Para contemplar diferentes pronúncias, algumas palavras passam a ter grafia dupla (ex: gênio/génio) ACENTUAÇÃO • O trema deixa de ser utilizado, a não ser em nomes próprios e seus derivados. • O acento agudo está abolido nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas; também não será mais usado para diferenciar "pára" (verbo) de "para" (preposição), por exemplo. • O acento circunflexo deixa de existir em palavras terminadas em hiato "oo" (como enjôo, que passa a ser enjoo) e nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo e subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. Renato Mercante

Campeonato Brasileiro - Polêmicas

1974 - Cruzeiro e Vasco empataram em número de pontos, o que levaria a um jogo-desempate. O Cruzeiro tinha tido campanha melhor, então o jogo seria no Mineirão. Porém, um dirigente do time mineiro invadira o campo de jogo durante uma partida e, como mandava o regulamento, o mando de campo foi invertido e o jogo foi realizado no Maracanã. Em uma arbitragem polêmica e tendenciosa, o juiz Armando Marques prejudica o Cruzeiro, anulando um gol legítimo no fim do jogo que daria o título aos mineiros. 1977 - O São Paulo é campeão, porém o Clube Atlético Mineiro termina o campeonato invicto e com 10 pontos a mais que o campeão, numa época em que a vitória valia dois pontos. Reinaldo, o artilheiro do campeonato com 28 gols, teve todo o campeonato para cumprir a suspensão mas a CBF o puniu no jogo final. Na mesma partida Chicão, jogador do São Paulo, pisou em Ângelo, após ter recebido uma entrada desleal de Neca. 1979 - Devido ao confuso e inchado calendário daquele ano, clubes tradicionais de São Paulo como Corinthians, Santos e São Paulo requerem à CBF que entrem apenas nas fases finais do torneio. Com a recusa da entidade, abdicam da disputa do torneio, participando apenas do Campeonato Paulista. Este ano também contou com um número recorde de 96 participantes, e por conseqüência, com um regulamento extremamente confuso. O Internacional se consagrou nessa edição como o único campeão invicto da história do certame. 1981 - Botafogo e São Paulo se enfrentam na segunda semifinal do campeonato brasileiro, no Morumbi. O Botafogo já havia vencido o primeiro jogo no Maracanã por 1 x 0, e no Morumbi chega a abrir 2 x 0 ainda no primeiro tempo. O São Paulo diminui, com um gol de pênalti convertido por Serginho. No intervalo, seguranças do São Paulo cercam em tom de ameaça o árbitro Bráulio Zannoto, que estaria favorecendo o time carioca. No segundo tempo, o São Paulo conseguiu virar a partida para 3 x 2. Anos após o jogo, ele declarou ter sido agredido no vestiário por homens armados, e admite que errou em não paralisar o jogo ou ao menos relatar o ocorrido na súmula. 1983 - Os oito primeiros colocados do campeonato paulista disputavam a primeira divisão, a Taça Ouro. O Santos termina em nono o estadual, mas a CBF convida o clube da baixada para a disputa. O Santos terminaria vice-campeão, sendo derrotado pelo Flamengo por 3 x 0 na finalíssima, no Maracanã. O Vasco também não atinge o índice mas permanece na série A. 1986 - Vasco e Botafogo novamente não atingem o índice da taça de ouro mas continuam na primeira divisão. 1987 - Em 1987, a CBF decidiu diminuir o número de clubes participantes de 80, como foi em 1986, para 28. Com isso, o Botafogo e Coritiba cairiam para a segunda divisão. Os dois clubes entraram na Justiça contra o campeonato, e o Clube dos 13, organização que reune os 13 mais importantes clubes do Brasil, resolveu organizar o campeonato. Seus 13 membros, mais o Coritiba, o Goiás e o Santa Cruz participam da chamada "Copa União". Os outros clubes, incluindo o Guarani, vice do ano anterior e o América/RJ, terceiro colocado, participam do chamado "Módulo Amarelo", organizado pela CBF. Esta insistia em que o campeonato seria decidido num quadrangular entre os campeões e vices da Copa União (chamado pela confederação como Módulo Verde) e do Módulo Amarelo, proposta inicalmente rejeitada pelo Clube dos Treze mas posteriormente assinada sob ameaça de intervenção da FIFA. O Flamengo foi o vencedor da Copa União. Já o Sport Club do Recife venceu o Módulo Amarelo e o quadrangular final da CBF (que só teve a participação de Sport e Guarani) e foi declarado pela CBF o Campeão Brasileiro de 1987. Sport e Gurarani (oficialmente o campeão e vice do Brasileiro de 87), foram os representantes do país na Taça Libertadores de 1988. 1991 - Os quatro primeiros colocados; Bragantino, São Paulo, Atlético Mineiro e Corinthians disputariam as semi-finais. Mas às vésperas de começarem as partidas, a CBF resolveu que o Fluminense ganharia os pontos de vitória da partida contra o Botafogo que foi interrompida em 0x0 após invasão da torcida do Botafogo. Com isso o time carioca, passa a frente do Corinthians e disputa a semi-final contra o Bragantino. 1993 - A CBF é pressionada pelo Clube dos 13 e "reorganiza" o Campeonato e promove de uma vez 12 clubes aumentando o número de times de 20 em 1992 para 32 em 1993. A razão foi que o Grêmio havia terminado a série B de 1992 em 9º, permanecendo mais um ano na segunda divisão. Nesse mesmo ano o Clube dos 13 faz com que a CBF proteja do rebaixamento 16 times, ou seja, mesmo que fossem os últimos colocados não poderiam cair. Os times foram divididos em 4 grupos. Dois grupos principais e 2 coadjuvantes. Antes do campeonato começar foi decidido que nenhum clube do grupo principal iria ser rebaixado. Mas outros 5 clubes que não eram protegidos são obrigados à caírem mesmo sem oucuparem as 8 últimas posições. 1995 - A final Santos x Botafogo, no Pacaembu, começou com gol carioca, de Túlio Maravilha - impedido, conforme pôde ser constatado pelo videotape do lance. O alvinegro paulista empatou o jogo no início do segundo tempo, em um lance também irregular. Minutos depois, o Santos desempatou com gol que virtualmente lhe daria o título, mas o árbitro Márcio Rezende de Freitas, indevidamente, anulou o tento. Botafogo campeão. No entanto, a polêmica provocada por este último jogo acabou por ofuscar um erro grave de arbitragem no primeiro jogo, que também poderia ser decisivo. Na ocasião, o árbitro Sidrack Marinho anulou um gol legal do Botafogo, marcado por Túlio Maravilha (fato também confirmado por videotape). Caso este gol fosse validado, o Botafogo venceria por 3 a 1 e, dificilmente, haveria a polêmica do segundo jogo. 1996 - Após o fim do Brasileiro deste ano, Bragantino e Fluminense seriam rebaixados, mas em 1997 surge um suposto esquema de favorecimento de alguns clubes pelos árbritos. Mas antes mesmo de alguma conclusão sobre isso a CBF rasga o regulamento anulando o rebaixamento, o que mantém o Tricolor Carioca na 1ª divisão, que cairia em definitivo no ano seguinte. 1999 - O Botafogo (junto com o Internacional) ganha pontos no STJD e passa a frente do Gama, assim o clube do Distrito Federal cai no lugar do carioca. Foi o estopim para a criação da Copa João Havelange. 2000 - O Gama-DF, rebaixado no ano anterior, processou a CBF para não cair, impedindo a confederação de realizar o campeonato, já que a FIFA veta qualquer influência da justiça comum no esporte. O campeonato, que se chamou Copa João Havelange, acabou organizado pelo Clube dos 13 com apenas uma divisão, mas com os clubes divididos em vários módulos, como em 87. Outra polêmica foi na final Vasco x São Caetano, paralisada pelo Governador do Rio Anthony Garotinho após a queda de um alambrado do Estádio São Januário. 2004 - A morte do zagueiro Serginho, do São Caetano, causou (em decisão controversa) a perda de 24 pontos do time do ABC paulista por "negligência". 2005 - Máfia do Apito: o árbitro Edílson Pereira de Carvalho se aliou à investidores para garantir resultados para ganhar apostas virtuais. Por decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Luís Zveiter, foram anulados os onze jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho, fazendo assim que os clubes disputassem novamente esses jogos, o que acabou influenciando diretamente no resultado final do Campeonato. No mesmo ano aconteceram casos muito semelhantes na Itália e Alemanha. Outro lance polêmico ocorreu no decisivo jogo Corinthians (1º) x Internacional (2º), em que Márcio Rezende de Freitas não marcou penâlti legítimo para o Inter, além de expulsar injustamente o atacante alegando simulação. No dia seguinte admitiu o erro. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

A Justiça tarda. E falha.

JOÃO GARCEZ No conturbado Campeonato Brasileiro de 1999, Botafogo e Internacional-RS ganharam pontos no tapetão, que impediram o descenso da dupla à Segunda Divisão do futebol nacional.Em 1989, a CBF tirou cinco pontos do Coritiba porque na última rodada do Brasileiro o time paranaense não foi a campo na hora determinada pela entidade. O Santos foi beneficiado com a decisão e escapou de ser rebaixado.O regulamento do Campeonato Brasileiro de 1986 previa, para a primeira fase, que os seis primeiros colocados de cada chave avançassem à etapa seguinte. Como Vasco e Botafogo não tiveram competência para se classificar, inúmeras manobras foram tramadas pela CBF e pelo próprio Vasco, como a retirada de pontos do Joinville-SC e a tentativa descabida de eliminação da Portuguesa-SP. Resultado: o regulamento foi alterado com o campeonato em curso e mais oito clubes foram incluídos na segunda fase da competição. Uma "mancha" para o futebol brasileiro.Em 1974, a decisão do Campeonato Brasileiro, conforme determinação do regulamento, deveria ser realizada no estádio do clube que tivesse melhor campanha. Com quatro pontos a mais do que o Vasco, o Cruzeiro teria o direito de jogar em Belo Horizonte. Teria. Porque o Vasco alegou falta de segurança no Mineirão. E o que fez a CBD (atual CBF)? Acatou o pedido do clube carioca, tirando a partida de Minas Gerais, levando-a, acredite, para o Rio de Janeiro.Em 2008, um juiz vem a público dizer que a manutenção de Fluminense e Bragantino no Campeonato Brasileiro de 1997 representou uma "violação ao correto desenvolvimento do futebol brasileiro, uma ofensa direta ao patrimônio cultural brasileiro".Posto isso, uma pergunta se faz oportuna: como o Meritíssimo definiria as manobras ocorridas em 1999, 1989, 1986 e 1974 (entre inúmeras outras aqui não mencionadas)?A Justiça tarda. E falha. *** Não rebaixar duas agremiações num campeonato com fortes suspeitas de resultados arranjados é o mínimo que poderia se esperar da CBF, que, neste caso, esteve longe de "manchar a imagem do futebol nacional".Pra quem não se lembra, à época, o diretor da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Ives Mendes, envolveu-se num escândalo de suposta venda de resultados com os presidentes de Corinthians e Atlético-PR.Consumado o rebaixamento tricolor, o Jornal dos Sports publicou uma declaração de Petraglia, então presidente do clube paranaense, dada em roda de amigos a rodadas do fim da competição. "Está tudo certo. O Fluminense vai cair" (o acervo do JS está aí para não me deixar mentir).Diante de tamanho descalabro, onde estaria o absurdo em manter o Flu na elite do Brasileiro de 1997?*** Não teria também o famoso caso das papeletas amarelas "manchado a imagem de nosso futebol"?
Colaboração: Alexandre Magno Barreto Berwanger Comentário: Em 1997 o Fluminense jogava contra o União, em Araras, o trio de arbitragem era de Minas. Marco Antonio Cunha (o mesmo que apitou Bragantino e Vasco, terminou o jogo antes do tempo e ao ser alertado pela imprensa, queria que as equipes voltassem ao campo) apitava o jogo, um dos bandeiras era um desses muitos Marcos que existiam na arbitragem daqui. Contra-ataque do Fluminense, Rogerinho, de longe, chutou, o bandeira acompanhou, o chute dava a impressão que iria para fora. Como a bola entrou - gol do Fluminense - o bandeira resolveu erguer a bandeira, atitude confirmada pelo árbitro, que anulou o gol do Fluminense. Esse é apenas um dos muitos exemplos.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Futebol Mineiro - Arbitragem

Módulo 1 Sábado - 29/03
Rio Branco X Atlético Parque do Azulão - 18h15 A: Ricardo Marques Ribeiro A1: Márcio Eustáquio Santiago A2: Helbert Costa Andrade Domingo - 30/03
Cruzeiro X Ipatinga Mineirão - 16h A: Átila Carneiro Magalhães A1: Jair Albano Félix A2: Ângela Paula Cruz Régis Ribeiro Democrata/SL X Uberaba Arena do Jacaré - 16h A: Luiz Carlos da Silva A1: Eduardo Henrique Vieira Campos A2: Marcus Vinícius Gomes Guarani X Ituiutaba Farião - 16h A: Álvaro Azeredo Quelhas A1: Guilherme Dias Camilo A2: Celso Luiz da Silva Módulo 2 Sábado - 29/03
América X U.R.T Independência - 16h A: André Luiz Martins Dias Lopes A1: Wenderson Mozzer A2: Janette Mara Arcanjo Domingo - 30/03
Uberlândia X Itaúna Parque do Sabiá - 10h A: Juliano Lopes Lobato A1: Rodrigo Otávio Baeta A2: Ricardo Júnior de Souza
Valério X Formiga Israel Pinheiro - 10h30 A: Cleisson Veloso Pereira A1: Marco Antônio da Silva A2: Adenilson Alves Teixeira Passense X Caldense Starling Soares - 10h30 A: Renato Caredoso Conceição A1: Pedro Alcântara Campos A2: Frederico Soares Vilarinho Poços de Caldas X Araxá Ronaldão - 16h A: Elmivan Alves Andrade A1: Chintia Mara da Silva A2: Marcelo Francisco dos Reis Segunda - 31/03
Ideal X União Luziense Ipatingão - 20h A: Antônio Alves Costa Júnior A1: Flamarion Sócrates da Silva A2: Carlos Henrique Andrade

Futebol Mineiro

Rio Branco O Rio Branco já começou a preparação para o importante jogo deste sábado, contra o Atlético, em Andradas, pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro. Para este compromisso, o técnico Alemão não poderá contar com o atacante Luizinho, suspenso. Leandro deve ser o seu substituto. Outro jogador que não deve enfrentar o Galo é o lateral Pepe, que se recupera de dores no adutor da coxa direita. Se não puder escalar Pepe, Alemão mandará a campo Rodrigo. As mudanças devem ser confirmadas pelo treinador do Rio Branco no treino tático que será realizado na manhã desta sexta-feira. Já o zagueiro Wellington Paulo, que foi afastado após desentendimento com a diretoria, foi reintegrado ao elenco. Ele está à disposição do técnico Alemão para o jogo de sábado. A partida contra o Atlético é decisiva para as pretensões do Rio Branco. O time de Andradas tem 15 pontos e está na quarta posição. Já o Atlético tem um ponto a mais e está em terceiro. Uma vitória neste sábado deixará o Azulão bem perto da vaga nas semifinais do Estadual.
Caldense A Caldense continua se reforçando para seqüência do Módulo II do Campeonato Mineiro 2008. A diretoria anunciou a contratação de mais cinco reforços. São eles: o meia Ewerton Maradona, o volante Genalvo, o zagueiro Eraldo, o atacante Ademir e o lateral direito Cleitão. Segundo o gerente de futebol, Jânio Joaquim, há cerca de 20 dias a diretoria já estava à procura de reforços e com a chegada do técnico Flávio Lopes foram intensificadas as negociações. "Os atletas foram acertados em comum acordo entre a diretoria e a comissão técnica. São contratações que se não forem para jogar como titulares darão impulso aos demais atletas para jogarem com mais afinco. São jogadores experientes que estão em busca da titularidade. Tentamos muitos atletas, mas de alguma forma não deram certo, uma vez que alguns pediram muito alto das nossas bases salariais e outros os clubes não liberaram. Espero que a equipe melhore na competição. A vitória sobre o Valério, no último domingo, foi o início da nossa recuperação rumo à elite do futebol mineiro", disse Jânio. Dispensas Depois das dispensas do zagueiro Riso, do lateral direito Chiquinho e do atacante Euler, a diretoria da Veterana confirmou que mais dois jogadores não fazem parte do elenco verde e branco. Foram dispensados, desta vez, o atacante Vinícius e o meia Alexandre Alvim. "Vinícius não estava agradando tecnicamente e por isso resolvemos dispensá-lo. Com relação ao Alvim, ele não correspondeu àquilo que esperávamos. Não foi um atleta de raça, com fibra e não vibrava dentro de campo", explica Jânio Joaquim.
Araxá O prazo de inscrições para o Campeonato Mineiro do Módulo II se encerrou na última terça-feira, e o Araxá correu para se reforçar. Chegaram para vestir a camisa do Ganso, além dos goleiros Léo e Vando, o volante Jairo, que estava no Crack de Catalão (GO), e o atacante Bruno Lopes, vindo do São Gonçalo de Natal (RN). O lateral esquerdo Diogo, que atuou no ano passado pelo Venda Nova, também se apresentou no Estádio Municipal Fausto Alvim. Os atletas já estão treinando com o grupo e ficam a disposição do técnico Luis Eduardo. O Araxá Esporte tem atualmente 28 atletas inscritos e em condições de disputarem as partidas validas pelo Campeonato Mineiro Módulo II. O plantel do Ganso conta com quatro goleiros e vinte e quatro jogadores de linha.
Fonte:

Futebol - resultados

Campeonato Mineiro
Ituiutaba 01 x 01 Cruzeiro
Democrata-GV 4 X 2 Social
Campeonato Carioca
Botafogo 1 x 0 Cardoso Moreira
Vasco 2 x 0 América

CAMPEONATO REGIONAL 2008

CHAVE “A”: - OPERÁRIO Futebol Clube (MURIAÉ) - Esporte Clube RIBEIRO JUNQUEIRA (LEOPOLDINA) - RECREIO Futebol Clube (RECREIO) - NACIONAL Atlético Clube (VISCONDE DO RIO BRANCO) CHAVE “B”: - SOCIAL Futebol Clube (SÃO JOÃO DEL REI) - OLYMPIC Club (BARBACENA) - SELEÇÃO de Santos Dumont (SANTOS DUMONT) - Esporte Clube EWBANCKENSE (EWBANK DA CÂMARA) CHAVE “C”: - 15 DE NOVEMBRO Futebol Clube (RIO NOVO) - JUVENTUDE BEIRA RIO Futebol Clube (MERCÊS) - UNIDOS Futebol Clube (BELMIRO BRAGA) - NAGOYA Atlético Clube (JUIZ DE FORA)

Fluminense FC - História

O Fluminense Football Club, fundado em 21 de julho de 1902 na cidade do Rio de Janeiro, onde tem sede e foro, na Rua Álvaro Chaves nº 41, mantendo o seu Centro de Treinamento em Xerém, Distrito do Município de Duque de Caxias, é uma sociedade civil de caráter desportivo, considerada de utilidade pública pelo Decreto nº 5044, de 28 de outubro de 1926, publicado no Diário Oficial da União de 10 de novembro de 1926. O Tricolor foi a primeira associação carioca fundada para o futebol, sendo também o Decano dos grandes clubes brasileiros. O Fluminense ostenta a condição de maior campeão carioca de futebol. Alcançou em 2005, o recorde de trinta conquistas estaduais[1]. Por ter sido o clube que mais conquistou títulos estaduais no Rio de Janeiro no século XX, o clube conquistou o título simbólico de Campeão Carioca do século. Entre suas maiores glórias estão a Copa Rio de 1952, um dos torneios precursores do Mundial de Clubes, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1970, o Campeonato Brasileiro de 1984 e a Copa do Brasil de 2007. O Fluminense é o quinto clube que mais jogadores cedeu a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, com trinta convocações, tendo sido o seu Estádio de Laranjeiras a primeira sede desta seleção, onde ela permaneceu invicta em 18 jogos disputados. Até 2 de dezembro de 2007, o time principal já tinha 2.568 vitórias e feito 10.037 gols em 4.945 jogos [2]. O Fluminense disputou, até aqui, um total de 321 partidas contra clubes, seleções ou combinados estrangeiros, com 168 vitórias, 73 empates e 80 derrotas, com 706 gols a favor e 464 contra [3]. A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou em 12 de maio de 2007 o Decreto Oficial que cria o Dia do Fluminense e dos Tricolores, que é comemorado no dia 21 de julho, data de aniversário do clube. No âmbito do estadual, no dia 12 de novembro é comemorado o Dia do Fluminense Football Club, pela Lei nº 5094 de 27 de setembro de 2007. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluminense_Football_Club